Um novo vírus foi identificado circulando no Brasil pela empresa de cibersegurança Kaspersky. Desenvolvida por criminosos brasileiros, o programa malicioso consegue desviar dinheiros de transferência de PIX e até mesmo limpar contas bancárias, que estejam cadastradas no celular das vítimas.
Essa ameaça infecta principalmente celulares que funcionam com o sistema operacional Android, mas já há registros de casos em Iphones.
A estimativa é que mais de 1,5 mil pessoas já tenham sido vítimas desse golpe no Brasil desde dezembro do ano passado, quando a tecnologia fraudulenta foi identificada.
Nesse tipo de fraude, os criminosos conseguem fazer a substituição do destinatário dos valores do PIX e as quantias transferidas. Ele trabalha na etapa anterior à solicitação de senha e há casos em que até 95% das contas são ‘limpas’ durante a fraude.
LEIA TAMBÉM: Homem é procurado por golpe da troca de cartão bancário em Manaus
Como detectar o vírus que rouba PIX?
Segundo especialistas, uma das formas de prevenção contra esse golpe do vírus capaz até de desviar um PIX é observar o funcionamento do telefone. Na maioria das vezes, ao abrir o aplicativo bancário para transferência de valores, ele começa a apresentar lentidão e tremedeira na tela.
Os celulares são infectados a partir de notificações e aplicativos falsos, com atualizações de aplicativos já existentes, como o WhatsApp. Um deles era o programa “Atualização Whats App v2.5, que foi retirado do ar pelo Google Play depois da notificação da Kaspersky.
Especialistas orientam que a principal forma de proteção é evitar instalar ou atualizar aplicativos fora das lojas oficiais do Android, e também atentar para links disseminados em redes sociais e sites de internet não confiáveis.
As principais recomendações são:
- Não fazer download de aplicativos fora do Google Play Store;
- Não permitir notificações que peçam acesso às opções de acessibilidade;
- Instale e mantenha atualizado um sistema antivírus no telefone;
- Confirme sempre as transações bancárias antes de concluí-las;