Na véspera do feriado da independência do Brasil, dia 6 de setembro, às 20h, o Teatro Amazonas recebe a primeira temporada da Série Rio Negro Concertos Sinfônicos. O espetáculo gratuito vai apresentar a obra do compositor russo Tchaikovsky, com a “Abertura Fantasia – Romeu e Julieta”.
A obra baseada na peça de William Shakespeare, foi o primeiro sucesso internacional de Tchaikovsky. A composição em forma de sonata, tem uma carga emotiva, dramática e com o peso da tragédia.
O concerto vai ter na programação também, a sinfonia Nº. 9, conhecida popularmente como Sinfonia do Novo Mundo, do compositor tcheco Antonín Dvořák.
Pró Cultura do Amazonas
Nesta terça-feira (5), a Orquestra Pró Cultura do Amazonas realiza das 14h às 17h, no novo Teatro ICBEU, o último ensaio antes do primeiro espetáculo. Atualmente, o grupo possui uma configuração com 50 componentes.
A criação oficial da Orquestra Pró Cultura do Amazonas ocorreu em 2019, tendo o maestro Rubens Claudio de Souza, como o diretor artístico e regente titular dos instrumentistas. O grupo nasceu com o intuito de criar oportunidades aos novos músicos em início de carreira, com a participação de músicos renomados.
Série Rio Negro
O programa é composto de quatro concertos gratuitos e três palestras musicais em escolas públicas da capital amazonense.
A abertura ocorre na véspera da independência do Brasil, dia (6) de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas.
Os próximos dois concertos estão marcados no novo Teatro ICBEU, nos dias (21) de outubro e (18) de novembro, às 20h.
O encerramento da primeira temporada da Série Rio Negro no Teatro Amazonas, está marcado para o dia (28) de dezembro, com o concerto de fim de ano.