Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Planos de saúde são líderes em reclamações de consumidores; saiba buscar seus direitos
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Economia > Planos de saúde são líderes em reclamações de consumidores; saiba buscar seus direitos
Economia

Planos de saúde são líderes em reclamações de consumidores; saiba buscar seus direitos

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2023/09/15 at 12:54 PM
Redação Segundo a Segundo 2 anos atrás
Compartilhe
Primeiras reclamações devem ser feitas junto às próprias operadoras; em caso de não resolução, ANS deve ser acionada
Primeiras reclamações devem ser feitas junto às próprias operadoras; em caso de não resolução, ANS deve ser acionada. (Clientes de planos de saúde têm uma série de canais para registrar reclamações - Agência Brasil)
Compartilhe

Levantamento recente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou que as operadoras de planos de saúde foram as líderes de reclamações de consumidores brasileiros em nove dos últimos dez anos. Diante disso, é fundamental saber a quem recorrer na hora de ter problemas.

Segundo o Idec, os principais problemas apontados são dúvidas sobre contratos, falta de informação e reajustes. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulamentação do setor, afirma que o primeiro contato para reclamação deve ser feito sempre pelo setor de “fale conosco” da operadora. Em cada contato, é importante que o cliente anote o número de protocolo gerado.

Em caso de negativa da operadora ou de não esclarecimento, o segundo caminho é buscar a ouvidoria do plano. Todas as operadoras devem oferecer contato direto com sua ouvidoria. A lista com os números de telefone, e-mails e endereços para contato presencial está disponível está disponível no site da própria ANS.

O próximo passo em caso de persistência do problema é o contato com a ANS. Nesse caso, é necessário ter os números de protocolos registrados junto à operadora. É possível acionar a Agência pelo telefone 0800 701 9656. Há, ainda, alguns núcleos para atendimento presencial espalhados pelo país. Os endereços estão neste link. Outra alternativa é o sistema online, disponível aqui. O acesso é feito por meio da conta gov.br.

A ANS determina um prazo de cinco dias úteis para que as operadoras entrem em contato com seus clientes em caso de reclamações de natureza assistencial, ou seja, relativas ao atendimento pela rede médica ou odontológica. É o caso, por exemplo, de dificuldade para agendamento de procedimentos ou negativa de atendimento.

No caso de outras demandas que não tenham relação com o atendimento, como problemas em contratos, reajustes e valores de mensalidades, as operadoras têm até dez dias úteis para dar um retorno ao consumidor, contados a partir do contato com a ANS.

Após receber a resposta, o consumidor deverá dar uma resposta à Agência, que entrará em contato por e-mail ou telefone. Se o consumidor considerar que o problema foi resolvido, a demanda é finalizada. Caso contrário, um setor interno da ANS vai analisar o caso para decidir qual a resposta deve ser dada.

Do Brasil de Fato

Edição: Thalita Pires

Leia também

Comprovantes de pagamento têm validade definida; veja por quanto tempo guardar

Japiim recebe mutirão de empréstimos para quem quer empreender

Tenho direito ao Pé-de-Meia? Veja os requisitos para receber a bolsa de R$ 200

Taxa de desemprego no Amazonas é a terceira maior do Brasil

Quina de São João 2025 terá prêmio recorde de R$230 milhões; veja quando começam as apostas

Termos Consumidores, destaque, Direitos, Planos de saúde, reclamações
Redação Segundo a Segundo 15/09/2023 15/09/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Plataforma foi condenada a pagar R$ 1 bilhão por danos morais Justiça do Trabalho decide que Uber deverá registrar motoristas
Próximo Artigo PC-AM procura mulher envolvida no sequestro de médico
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok