Com o passar dos anos, as ferramentas tecnológicas estão se tornando verdadeiros instrumentos de transformação, tendo influência até mesmo na educação. Utilizadas como instrumentos pedagógicos, as plataformas virtuais se tornaram aliados para melhor desempenho do trabalho do profissional da área pedagógica, sendo eficiente e relevante.
Com plataformas de aprendizado adaptativo, os professores podem acompanhar o progresso individual de cada aluno, identificar suas necessidades específicas e oferecer suporte personalizado.
Com o Ensino Remoto algumas plataformas ganharam destaque pela praticidade em executar tarefas, confira:
Google Sala de Aula (Classroom)
O Google Classroom é um dos ‘queridinhos’ para administrar atividades pedagógicas, ele permite realizar avaliações, salvar conteúdos como apostilas, artigos, livros, entre outros. Além disso, também permite anexar links e estabelecer prazos e datas de entrega, assim como uma sala de aula.
Miro
O Miro possibilita a construção de quadros com notas, diagramas e mapas mentais em tempo real e com a colaboração dos usuários permitidos. Para utilizar a plataforma é necessário apenas estar conectado à internet, podendo ser acessado em qualquer lugar.
Trello
O Trello é considerado uma ferramenta de gerenciamento de projetos. O aplicativo de planejamento diário online organiza tarefas em quadros individuais, permite marcar as que estão em andamento e as que já foram realizadas, além de criar agendas coletivas e estabelecer datas de entrega.
Edmono
Considerado um Microblog educacional dentro do Linkedin, ele permite a integração aluno-professor. Também possibilita criar um grupo específico para estudantes e excluir quem não foi convidado.
Jamboard
A ferramenta gratuita funciona como umalousa virtual interativa, ela permite que o professor realize anotações, apresente resultado de pesquisas, entre outras funções. Além disso, o aluno também está permitido de editar.