Você já se imaginou ficar um mês sem água em casa? E o pior, enquanto a cidade bate recordes de temperatura. Essa é a realidade dos moradores do condomínio Arezzo, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. As residências do lugar estão sem água de forma regular há, pelo menos, 24 dias, e alegam abandono e falta de esclarecimento por parte da administração do condomínio.
O problema no lugar começou desde que a bomba do poço de água que abastece o residencial apresentou problemas. Segundo os relatos, a solução temporária foi racionar água até que a questão fosse sanada, mas na prática as casas ficam desabastecidas a maior parte do dia.
Sem água em casa, não é possível fazer atividades domésticas básicas, cozinhar ou tomar banho. Em contato com a reportagem, uma moradora relatou que, apesar de todo o problema, não há um posicionamento da administração sobre previsão de quando tudo vai se resolver.
Na manhã desta sexta-feira (22/09), representantes da concessionária Águas de Manaus estiveram no local para negociar dívidas pendentes e religar a água fornecida pela empresa enquanto não se perfura um novo poço. Porém, “os condôminos não estão tendo acesso ao teor dessa negociação”, reclama uma moradora que preferiu não se identificar para evitar represálias.
“Nos foi informado que só serão repassadas as informações na segunda-feira, às 19h, ou seja, quatro dias depois! Serão 28 dias sem água e sem certeza se a proposta de religar será aceita ou não! Ninguém aguenta mais essa situação”, desabafou em mensagem à redação do Segundo a Segundo.
Ainda de acordo com moradores, a bomba do poço deu problema no dia 29 de agosto. O síndico chamou uma pessoa, mas o problema não foi resolvido. O Segundo a Segundo entrou em contato com a administração do condomínio, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.
“Está impossível passar 24 dias sem água! Meu gasto dobrou porque tenho comprado água e marmita todo dia, porque não há condições de cozinhar, estou desesperada já, até banho virou raridade com todo esse calor fumegante, que nos causa até confusão mental de tanto estresse. Vejo a hora enfartar de raiva e calor, pois já estou entrando em pânico sem saber o que irá ser resolvido”, relatou outra moradora.
Moradores criticam matéria sobre falta de água no Arezzo
No sábado (23/09), um dia depois que a matéria foi publicada, alguns moradores do residencial entraram em contato com a redação do Segundo a Segundo, pela página no Instagram, pedindo que a matéria fosse apagada temendo prejuízos com a desvalorização dos imóveis do condomínio.
Uma moradora disse que a denúncia era mentirosa e que, provavelmente, foi feita por “inquilinos”. Na visão dela, um proprietário não seria capaz de expor o problema à imprensa. “Se fossem donos são burros!”
“Sou dona e não quero desvalorizar meu imóvel. Isso é problema interno que, logo logo, estaremos resolvendo”, disse, emendando: “São moradores inquilinos, com certeza”, sobre quem enviou os relatos ao site.
Outra moradora enviou mensagem afirmando que a reportagem era mentirosa, mas ao ser questionada sobre o que estava errado, simplesmente apagou as mensagens.
Um outro morador reconheceu que o condomínio enfrenta problemas, disse que não há falta de água, mas racionamento.
“O problema de fato existe, mas diariamente informações são passadas aos condôminos. Além de que está tendo água de forma racionada, claro que não supre a necessidade de todos, mas assim está até ter uma resolutiva definitiva.”
Ele diz ainda: “Os trâmites para se tentar ter água no condomínio estão obedecendo ritos previstos em regimento interno e que estão de acordo com a lei.”
Águas de Manaus se manifesta
Em nota, a concessionária Águas de Manaus disse que o problema relatado ocorreu no sistema particular de abastecimento do condomínio e que tomou conhecimento do fato após ser procurada por moradores.
“O condomínio possui uma ligação com a rede de água da concessionária, que não era utilizada e que encontrava-se cortada, devido a uma inadimplência superior a 5 anos. No momento, as partes estão negociando para resolver a situação. A empresa já ofereceu proposta, dentro das melhores condições possíveis, e agora, aguarda o retorno por parte da administração do condomínio.”
*A matéria foi atualizada no sábado (23/09) para acrescentar relatos de moradores insatisfeitos com a matéria.