Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Setembro começa com temporada de Concertos Sinfônicos no Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > Setembro começa com temporada de Concertos Sinfônicos no Amazonas
Cultura

Setembro começa com temporada de Concertos Sinfônicos no Amazonas

Redação
Atualizado em 2023/08/25 at 1:38 PM
Redação 2 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

A Série Rio Negro Concertos Sinfônicos irá fazer a primeira apresentação da temporada na capital amazonense. O espetáculo gratuito vai apresentar a obra do compositor russo mais conhecido do planeta, Tchaikovsky, com a “Abertura Fantasia – Romeu e Julieta”, no próximo mês, no dia (6) de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas.

A obra baseada na peça de William Shakespeare, foi o primeiro sucesso internacional de Tchaikovsky. A composição em forma de sonata, tem uma carga emotiva, dramática e com o peso da tragédia. O concerto vai ter na programação também, a sinfonia Nº. 9, conhecida popularmente como Sinfonia do Novo Mundo, do compositor checo Antonín Dvořák.

Pró Cultura do Amazonas

A execução do espetáculo vai ser da Orquestra Pró Cultura do Amazonas. O grupo teve origem com a reunião de 24 músicos, que desde 2007 acompanha musicais, oratórios e cantatas do Coro Misto da Primeira Igreja Batista de Manaus. Entre as apresentações: “Messias” (Handel), “Noel” (Saint Saens), “As Sete Últimas Palavras de Cristo” (Theodore Dubois), participação da Série “Concertos do Advento” e ainda o “Auto de Páscoa”, sob a Regência do Maestro Ezequias Guerra.

A criação oficial da Orquestra Pró Cultura do Amazonas ocorreu em 2019, tendo o maestro Rubens Claudio de Souza, como o diretor artístico e regente titular dos instrumentistas. O grupo nasceu com o intuito de criar oportunidades aos novos músicos em início de carreira, com a participação de músicos renomados. Em 2023, visando os novos projetos no segundo semestre, inclusive a série Rio Negro, o grupo passa a ter a configuração de Orquestra Sinfônica com 50 componentes.

Série Rio Negro

O programa é composto de quatro concertos gratuitos, além de palestras e wokshops em escolas na capital do Amazonas. A abertura será no dia (6) de setembro, às 20h, no Teatro Amazonas. Os próximos dois concertos estão marcados no novo Teatro ICBEU, nos dias (21) de outubro e (18) de novembro, às 20h. O encerramento da 1ª temporada da Série Rio Negro será no Teatro Amazonas, com o concerto de fim de ano, no dia (28) de dezembro.

O projeto “Série Rio Negro” é realizado através da “Lei de Incentivo à Cultura”, Ministério da Cultura, com o patrocínio master do Grupo ATEM e patrocínio cultural do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus). Além do apoio cultural, o ICBEU é parceiro do projeto, a Pró Cultura do Amazonas é uma orquestra residente do Instituto. A Série Rio Negro tem apoio cultural da TV Encontro das Águas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Governo do Amazonas e do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA); e ainda, realizacão da Procult/Guerra Produções Culturais. Entre os principais objetivos: promover acesso à cultura; inclusão social e oportunidade de emprego e renda em Manaus.

O lançamento oficial da Série Rio Negro vai ser dia (28) de agosto, às 10h, na Galeria de Artes ICBEU. A 1ª temporada terá a regência e a direção artística do maestro Rubens Claudio de Souza e ainda a direção de produção do maestro Ezequias Guerra.

Evento: “Lançamento Série Rio Negro Concertos Sinfônicos”
Local: Galeria de Artes ICBEU – Joaquim Nabuco, em frente a Beneficente Portuguesa
Data: 28/08/2023
Hora: 10h

Leia também

CineMaterna exibe ‘Uma sexta-feira mais louca ainda!’ nesta terça (19); Saiba como assistir de graça

#SouManaus 2025: saiba os horários dos shows nacionais confirmados

‘Aglomeração Literária’ promove oficinasde escrita criativa, poesia slam e contação de histórias no interior do Amazonas

Centro Histórico de Manaus recebe 14 espetáculos gratuitos neste domingo

Com bolsa de R$ 400, Corpo de Dança de Manaus abre seleção para 20 jovens

Termos Concertos Sinfônicos, Espetáculo, Setembro
Redação 25/08/2023 25/08/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Em Itacoatiara, 10 indivíduos são presos por porte ilegal de arma de fogo
Próximo Artigo Confira o calendário do pagamento do INSS para agosto e setembro
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.