O Projeto Temático “Métodos sintéticos sustentáveis empregando catálise, solventes verdes, reagentes seguros e materiais de partida renováveis” oferece duas oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. As inscrições devem ser feitas até 15 de agosto.
O projeto é realizado no âmbito do Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem), constituído por FAPESP e GSK na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A pesquisa desenvolve estudos com catálise homogênea e heterogênea. Para isso, é aproveitada a experiência do grupo de pesquisa do projeto em organocatálise assimétrica, fotocatálise, eletrocatálise e nanocatálise usando solventes verdes, reagentes mais seguros e matéria-prima renovável.
Uma das vagas requer título de doutor obtido há no máximo sete anos, além de experiência comprovada no desenvolvimento de reações envolvendo catálise assimétrica. Para a segunda oportunidade é preciso ter doutorado em química, ciência de materiais ou áreas afins obtido há no mínimo um ano e, no máximo, quatro anos, além de publicações em catálise, síntese e caraterização de materiais, preferencialmente como primeiro autor, comprovando experiência prévia na temática do projeto.
As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentação anexa em formato PDF. Enviar aos cuidados da professora Arlene Gonçalves Corrêa, para [email protected], no caso da primeira vaga, e para [email protected], no caso da segunda vaga. Além do currículo resumido, anexar os trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto.
Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/6195/ e www.fapesp.br/oportunidades/6234/.
As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 9.047,40 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
*Com informações da Agência Fapesp