Sonho e legado que atravessam geraçÔes, hoje tendo o futebol amazonense como palco. Ibson JĂșnior, filho do ex-meio-campista Ibson, Ă© o novo reforço do Amazonas FC para o Campeonato Amazonense sub-16. O jovem de 15 anos teve o primeiro contato com os novos colegas na Ășltima sexta-feira (11), em amistoso no CT da Petrobras.
âIbsinhoâ viverĂĄ na Onça-pintada a primeira experiĂȘncia em uma equipe de base, e tem um exemplo mais que positivo dentro de casa para realizar o sonho. O pai teve carreira de sucesso com passagens por Flamengo, Corinthians, Santos, Sport, Porto (POR), Spartak Moscou (RUS), e o prĂłprio Amazonas FC por duas temporadas, antes de pendurar as chuteiras em 2022.
Após a aposentadoria dos gramados, Ibson abraçou uma nova função e retornou ao futebol amazonense. Hoje, ele é auxiliar técnico da Onça-pintada e tem a oportunidade de acompanhar a nova empreitada do filho, que busca o sonho que um dia ele alimentou e conquistou.
âFico feliz por ele estar podendo jogar, porque Ă© uma coisa que ele gosta, jĂĄ tentou em alguns clubes, jĂĄ passou no AtlĂ©tico Mineiro e acabou nĂŁo ficando. Meu pai sempre tentava levar ele pros clubes, mas ele estava escolhendo outro esporte que era o futevĂŽlei. AtĂ© que ele veio passar um perĂodo, conheceu a cidade, se apaixonou, aĂ o Igor (Oliveira, coordenador da base do Amazonas) fez o convite pra ele, aceitou na hora. Graças a Deus ele tĂĄ aĂ do meu lado para fazer companhia pro paiâ.
Animado com a nova experiĂȘncia no Amazonas, Ibson JĂșnior revela que gosta de atuar na mesma faixa de campo do pai e nĂŁo esconde a felicidade em poder viver essa nova etapa com ele prĂłximo, podendo ajudar com a experiĂȘncia dentro das quatro linhas.
âPrimeiro, eu tenho que agradecer o Igor pelo convite. Fico muito feliz, a mudança Ă© muito grande, mas eu vim pra ajudar aĂ e dar o meu melhor. Eu gosto de jogar no meio-campo, igual meu pai. Ă bom demais estar com ele, a saudade bate. E ficar perto dele Ă© bom demais, porque ele ajuda, dĂĄ muita bronca e conselho, mas incentivaâ, disse.

A jornada de quem trabalha com futebol muitas vezes Ă© cansativa e solitĂĄria. Mas Ibson tem feito de tudo para driblar essas adversidades. AlĂ©m do filho recĂ©m-chegado a Manaus, o ex-meia tambĂ©m tem a companhia do pai, LaĂs Silva, que trabalhou por dĂ©cadas como observador no Flamengo e hoje atua na mesma função com a camisa do Amazonas.
âFicar longe da famĂlia Ă© bem complicado, mas a gente que trabalha com futebol sabe que nĂŁo tem jeito, nĂŁo tem pra onde fugir, Ă© o que a gente gosta. Meu filho estando perto de mim Ă© uma motivação maior. AlĂ©m de eu estar trabalhando no clube, ele estĂĄ chegando na categoria de baseâ.
As comparaçÔes entre pai e filho são inevitåveis quando se trata do mundo da bola, além da pressão natural por carregar um nome pesado e com história. Ibson conhece bem a cria e sabe que ele pode lidar bem com a situação.
âEle jĂĄ estava rodando o Brasil competindo no futevĂŽlei. Claro que Ă© outro esporte, mas ele jĂĄ aguenta essa pressĂŁo. AlĂ©m de carregar o nome, tem um pai que fica do lado apoiando. Eu sou muito tranquilo, nĂŁo gosto muito de ficar me metendo, conversando, porque ele tem um treinador dele. Ele chegou numa idade que jĂĄ estĂĄ com uma maturidade muito boaâ, concluiu.
Ibson JĂșnior foi integrado ao elenco do Amazonas e pode estrear com a camisa aurinegra pela 2ÂȘ rodada do Campeonato Amazonense sub-16 na prĂłxima quinta-feira (17), quando as Feras da Base enfrentam o Nacional, Ă s 15h30, no CT da Petrobras. A equipe comandada por Renato Abrantes goleou por 8 a 0 na estreia e lidera o grupo A.