Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Democratização do Ministério Público: SINDSEMP-AM defende a aprovação da PEC 147/2015
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Democratização do Ministério Público: SINDSEMP-AM defende a aprovação da PEC 147/2015
Política

Democratização do Ministério Público: SINDSEMP-AM defende a aprovação da PEC 147/2015

Vitoria Amanda
Atualizado em 2023/08/22 at 2:54 PM
Vitoria Amanda 2 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Proposta de Emenda à Constituição, também chamada de “PEC do Voto”, prevê que os servidores efetivos integrantes da carreira do Ministério Público tenham direito a voto na eleição para Procurador-Geral de Justiça

O Ministério Público é a instituição, por excelência, responsável por defender o regime democrático. Contudo, por mandamento constitucional, apenas os membros (Procuradores e Promotores de Justiça) possuem direito a voto na eleição para formação de lista tríplice para Procurador-Geral de Justiça.
Com o intuito de ampliar a democratização e o aperfeiçoamento do Ministério Público, tramita na Câmara dos Deputados a PEC 147/2015, que dispõe sobre a participação de servidores efetivos na escolha da chefia do órgão.


A proposta recebeu parecer favorável do Deputado Federal Rubens Ferreira Junior (PT-MA) na Comissão de Constituição e Justiça.


De acordo com o parlamentar, “a proposta defende que todos os integrantes do MP devem ter direito a voto, incluindo os servidores. Já que eles serão dirigidos pelo Procurador-Geral de Justiça, então nada mais justo que eles também participem desse processo de escolha. Outras Instituições já fazem isso, como é o caso de algumas universidades. A gente defende que, quanto mais democracia, mais avanços”.


O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas (SINDSEMP-AM) defende que a inclusão de todos os profissionais confere maior democracia, transparência, igualdade e justiça ao Ministério Público.


De acordo com o Presidente da entidade, Marlon Bernardo, “a PEC do Voto 147/2015 promove o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e aproxima o Ministério Público do cidadão. A democratização do voto tornará o MP mais aberto, plural, com menos interferências políticas e mais respeito por todos os seus integrantes”.


As entidades representativas de servidores de todos os MPs estaduais, em conjunto com a FENAMP e a ANSEMP, vêm realizando uma campanha em prol da democratização do Ministério Público.


“Pedimos aos deputados federais do Amazonas que escolham a democracia e contribuam para a evolução do sistema de justiça brasileiro”, finaliza Marlon.

Leia também

Concurso público da CMM anulado por fraude é alvo de investigação

Previdência Municipal de Fonte Boa é multada e condenada a devolver quase R$ 300 mil

Dois juízes são investigados na Corregedoria do TJAM por decisões suspeitas

Prefeita de Eirunepé é denunciada por deixar as escolas fechadas

Afastado pelo CNJ, desembargador Elci Simões é aposentado com salário de R$ 52 mil

Termos Amazonas, Manaus
Vitoria Amanda 22/08/2023 22/08/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior O exame também atende as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL´s) contribuindo para a reintegração pós-cárcere. Encceja 2023: Seap bate recorde com 1.066 custodiados inscritos no AM 
Próximo Artigo Na FCecon, ciclo de palestras aborda atuação da psicologia no tratamento do câncer
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok