Equipes da Secretaria de Assistência Social (Seas) intensificaram, nesta semana, as visitas de acompanhamento das famílias beneficiadas com o Auxílio Estadual. A ação ocorrerá durante todo o mês de agosto em todos os municípios do estado.
Desde 2020, o Auxílio Estadual vem beneficiando amazonenses em situação de vulnerabilidade. O programa foi criado pelo governador Wilson Lima e concede um cartão com crédito mensal de R$ 150 para a compra de alimentos.
De acordo com a Seas, todo o controle nas residências visitadas para o acompanhamento será realizado por profissionais da equipe do Projeto Psico+Social, que estarão devidamente uniformizados e identificados.
“O Assistente Social que realizará o monitoramento vai ao domicílio e pede autorização para entrar na residência e realizar registro fotográfico. Logo em seguida, o profissional conversará com o beneficiário e aplica um questionário sobre a composição dos moradores do domicílio, data de nascimento, o sexo, a alfabetização e a cor ou raça dos moradores. O questionário também abrange perguntas sobre saúde e educação”, disse a secretaria, em nota.
Quais são os critérios para participar do Auxílio Estadual no Amazonas?
As regras para se tornar um beneficiário do Auxílio Estadual estão disponíveis no site: auxilio.am.gov.br/criteriosAuxilioEstadual.
Entre os 300 mil beneficiados estão as famílias em situação de extrema pobreza, moradores do Amazonas afetados pela cheia dos rios e trabalhadores da cultura, esporte e turismo.