Policiais militares do Amazonas tem a maior remuneração líquida média para funcionários da Polícia Civil, chegando a R$ 16.140, segundo o Poder360. Os números foram levantados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), mas os valores não foram atualizados no levantamento deste ano. Segue o documento com dados https://static.poder360.com.br/2023/07/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica-2022.pdf
Ainda segundo o Poder 360, 16 Estados e o DF concederam reajuste salarial para policiais militares e civis ainda em 2023. Os percentuais de aumento na remuneração dos funcionários variam de 2,5% a 20,32%. A maioria dos Estados alterou os salários das categorias por meio de reajuste percentual geral da remuneração dos funcionários públicos da administração estadual. Na Bahia, São Paulo, Paraná e Pará e no DF foram feitos especificamente para as forças de segurança pública.
Estados com maiores reajustes
Entre os estados com maiores reajustes estão o Acre, com 20,32% para policiais militares e civis neste ano. A mudança foi para todos os funcionários públicos do Estado e entrou em vigor a partir de junho e será pago em 4 parcelas anuais e não cumulativas. São Paulo também sancionou reajuste médio de 20,2% para policiais militares, civis e integrantes da Polícia Técnico-Científica a partir de 1º de julho, este é o segundo maior reajuste do país, com estimativa de impacto de R$ 2,5 bilhões no orçamento estadual de 2023.
Já as forças de segurança do Distrito Federal tiveram o terceiro maior reajuste: de 18% divididos em 9% a serem pagos em 1ª parcela ainda em 2023 e a 2ª em 2024. O ajuste foi feito pelo governo federal por meio de medida provisória.
Estados sem reajuste
Mas ainda existem estados que não reajustaram os salários dos profissionais da segurança pública este ano. São eles: Amazonas; Maranhão; Minas Gerais; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Rondônia; Santa Catarina.
Alguns desses estados afirmaram que buscam conter ou equilibrar os custos da administração estadual, que o reajuste foi feito no último ano ou que estão em negociação com as categorias.
Precarização e Instrumentalização
O Brasil tem 498.310 policiais, entre militares e civis, de acordo com o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os maiores efetivos estão nos Estados da região Sudeste, a mais populosa, São Paulo liderando, com 82.317 policiais militares e outros 18.146 civis. No entanto, os menores efetivos de ambas corporações estão no Norte: no Acre (3.378 policiais) e em Roraima (2.573).
Alguns especialistas afirmaram que policiais tendem a ser “instrumentalizados por políticos que depois esquecem da classe” e que estes não executam mudanças estruturais para a categoria.
Leia Mais:
PMAM apreende duas armas de fogo dentro de carro na zona oeste de Manaus