Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo 123Milhas terá de explicar escândalo de cancelamento de passagens ao Ministério da Justiça
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Economia > 123Milhas terá de explicar escândalo de cancelamento de passagens ao Ministério da Justiça
Economia

123Milhas terá de explicar escândalo de cancelamento de passagens ao Ministério da Justiça

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2023/08/21 at 5:23 PM
Redação Segundo a Segundo 2 anos atrás
Compartilhe
Irregularidades podem resultar em sanções, diz Wadih Damous
Irregularidades podem resultar em sanções, diz Wadih Damous. (REUTERS/ Rooseveltt Cassio/ Diretos reseervados)
Compartilhe

A agência de viagens 123Milhas terá de explicar à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) os motivos que a levaram a cancelar pacotes de viagem e a emissão de passagens para embarque previsto entre setembro e dezembro.

O caso já vem sendo acompanhado pelo Ministério do Turismo que, no sábado (19), informou que acionaria a Senacon para avaliar a conduta da 123Milhas.

Por meio de sua conta no Twitter, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse – nesta segunda-feira (21) – que vai notificar a empresa para que dê explicações acerca do cancelamento de pacotes flexíveis de viagem.

“Caso sejam identificadas irregularidades no ressarcimento aos consumidores, abriremos processo administrativo que poderá resultar em sanções à empresa”.

Tuitou o secretário.

A Senacon irá notificar a @123milhas para que dê explicações acerca do cancelamento de pacotes flexíveis de viagem. Caso sejam identificadas irregularidades no ressarcimento aos consumidores, abriremos processo administrativo que poderá resultar em sanções à empresa.
(+)

— Wadih Damous (@wadih_damous) August 19, 2023

A empresa não pode, por exemplo, oferecer apenas a opção de voucher para ressarcir os clientes, que têm o direito de optar pelo ressarcimento em dinheiro. Consumidores que se sintam lesados podem encaminhar reclamação através do site.

Em nota, o Ministério da Justiça lembrou que a modalidade de venda de passagens – por meio de transferência de milhas – precisa atender previsão do Código de Defesa do Consumidor.

“A cláusula contratual que permita cancelamento de forma unilateral é considerada abusiva e consequentemente nula. O reembolso deve garantir que os consumidores não tenham prejuízo e a opção por voucher não pode ser impositiva, tampouco exclusiva. A devolução deve atender os valores pagos com eventuais correções monetárias”, diz a nota do Ministério da Justiça ao enfatizar que a empresa deve informar de forma clara a modalidade de reembolso.

Resposta

As manifestações do secretário e do Ministério da Justiça respondem ao comunicado divulgado pela empresa na sexta-feira (18), quando informou que suspendeu a emissão de passagens para embarque previsto entre setembro e dezembro deste ano.

Na sequência, a 123Milhas disse que os valores já pagos pelos clientes serão devolvidos em vouchers para compra na plataforma da empresa. Os cancelamentos, segundo a agência de turismo, teriam ocorrido por “motivos alheios a sua vontade”.

“Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto”.

Declarou a plataforma da empresa.

Também por meio de nota, o Ministério do Turismo disse que acompanhará o avanço das investigações e que manterá os consumidores informados.

Da Agência Brasil

Por Pedro Peduzzi 

Edição: Kleber Sampaio

Leia também

STJ julga isenção de PIS/Cofins em operações na ZFM

Aberto credenciamento para receber subvenção da Borracha no Amazonas

Descontos ilegais no INSS: veja onde aposentados podem buscar ajuda no Amazonas

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em junho para recadastramento

Data-base unificada garante reajuste de 5,48% para servidores da Prefeitura de Manaus

Termos 123Milhas, cancelamento de passagens
Redação Segundo a Segundo 21/08/2023 21/08/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Um concurso público com 32 vagas está em fase de inscrições em Silves. O certame foi lançado pela Prefeitura Municipal e visa o preenchimento de cargos de agente de saúde. Fundo Brasil abre edital para defensores de direitos humanos
Próximo Artigo Empresa comunicou que não vai emitir passagens promocionais de setembro a dezembro 123 Milhas: perdeu a passagem? Veja o que fazer
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok