Para aproximar a população e atender às solicitações de apoio cultural na realização de eventos folclóricos abertos aos amazonenses, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa divulgou, nesta quarta-feira (05/07), uma portaria com intuito de incentivar financeiramente festivais folclóricos, que sejam abertos aos públicos da capital e interior do Amazonas.
Segundo o edital, as inscrições vão até essa sexta-feira (07/07), às 17h. O edital contempla como “festividades folclóricas” festas juninas, arraiais, festas típicas, quermesses ou festivais folclóricos, dentre outras festividades, que contribuam para o desenvolvimento das atividades culturais e artísticas.
Para realizar a inscrição, é necessário que o solicitante apresente sua documentação pessoal, como RG, CPF e Comprovante de Residência, juntamente a uma documentação que comprove que ela é a pessoa realizadora daquela festividade.
Também é preciso apresentar o portfólio do evento, e demais autorizações e licenças referentes à espaços públicos, caso necessário. Além disso, é necessário que o solicitante já tenha realizado anteriormente pelo menos três edições do mesmo evento, para solicitar o auxílio.
A assessora jurídica da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Anne Paiva, aponta a importância de enviar a documentação dentro do prazo estabelecido.
“A minha principal recomendação para as pessoas que desejam se inscrever nessa portaria, é não deixar para última hora, para que consigam entregar a documentação em tempo hábil e assim conseguir resolver com antecedência quaisquer eventualidades que possam surgir”
ressaltou Anne.
Como realizar a inscrição?
As solicitações deverão ser encaminhadas ao site oficial da Secretaria Criativa, ou no link https://form.cultura.am.gov.br, contendo a data de realização do evento, endereço completo do local, horário de início e término, e nome e contatos telefônicos do responsável, sendo acompanhados pela documentação citada, que pode ser encontrada de forma mais detalhada ao longo da portaria.
“As festividades folclóricas são muito tradicionais no nosso estado. A intenção da Secretaria ao liberar essa portaria é de trazer mais democratização para a nossa cultura regional do Amazonas”, declarou Marcos Apolo Muniz, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.