Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Sarna: entenda como prevenir o contágio 
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Saúde > Sarna: entenda como prevenir o contágio 
Saúde

Sarna: entenda como prevenir o contágio 

Vitoria Amanda
Atualizado em 2023/07/06 at 7:00 PM
Vitoria Amanda 2 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

A infecção por objetos pode ocorrer, mas é mais rara. Entre as medidas preventivas, é importante manter bons hábitos de higiene, como lavar sempre as mãos.


No fim de junho, um surto de escabiose – a popular sarna – foi detectado em um grupo de refugiados afegãos instalados temporariamente no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A doença foi confirmada em três pessoas, segundo a Prefeitura de Guarulhos. No entanto, há relatos de que haveria pelo menos mais de 20 casos. A prefeitura está distribuindo medicamentos e reforçando medidas de higiene no local.
Causada pelo Sarcoptes scabie, um ácaro parasita que vive e se reproduz na pele, a sarna é altamente contagiosa, podendo afetar adultos e crianças. Ele cava “túneis” sob a pele onde a fêmea deposita os ovos. “No entanto, para que ocorra a transmissão, é necessário haver contato interpessoal próximo, como pegar na mão e abraçar”, explica o dermatologista Alberto Cardoso, do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Há um tipo de sarna conhecida como crostosa ou norueguesa, mais comum em imunodeprimidos, em que a pessoa tem uma hiperinfestação com milhões de parasitas, o que facilita a dispersão desses ácaros.
Como prevenir a infecção?
O contágio por objetos compartilhados pode ocorrer, mas não é tão comum porque o ácaro não sobrevive por muito tempo fora do hospedeiro. Por isso, para prevenir a infecção, deve-se evitar o contato íntimo com pessoas contaminadas, manter bons hábitos de higiene, como lavar sempre as mãos com água e sabão e usar álcool gel, além de não compartilhar roupas e toalhas. “É mais difícil se contaminar ao sentar em um banco, por exemplo, porque o parasita não atravessa a roupa”, diz o especialista.
O diagnóstico é clínico, a partir da observação de lesões típicas. O principal sintoma é uma coceira intensa, principalmente à noite. A infecção deixa uma espécie de rastro na pele e pápulas – bolinhas bem características. O tratamento é feito com loções tópicas, mas pode incluir medicamentos via oral. Normalmente, deve ser repetido depois de uma semana para eliminar os ovos que possam ter permanecido. Embora dificilmente cause complicações, se a infecção se tornar muito intensa ou crônica, os machucados causados pelo ato de coçar podem abrir caminho para infecções bacterianas secundárias.
Fonte: Agência Einstein

Leia também

Terapia com IA pode agravar quadros de depressão e ansiedade, alerta psicóloga

Amazonas bate recorde de casos de esporotricose humana em maio

Morcego com raiva é pego em Manaus e gera alerta para risco da doença se espalhar

Você lava sua garrafinha de água todo dia? Conheça riscos invisíveis da má higiene

Hospitais de Manaus registraram mais de 100 internações por gripes

Termos Amazonas, Manaus
Vitoria Amanda 06/07/2023 06/07/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Vitoria Amanda
Estudante de Jornalismo, Vitória Amanda integrou a equipe do Segundo a Segundo como estagiária. Atuou na apuração de pautas e redação de conteúdos, além de auxiliar nas Redes Sociais.
Artigo anterior Enem 2023 vai acontecer em todo o Brasil Abertas as inscrições para quem deseja trabalhar na aplicação do Enem 2023
Próximo Artigo Às vésperas da Reforma Tributária, Lula libera R$ 193 milhões em emendas para o Amazonas
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok