O projeto “Circuito Cultural Teatro na Zona Rural”, leva arte, cultura e formação para três comunidades da zona rural de Manaus a partir do dia 31 de julho. Estudantes, educadores e comunitários de modo geral devem ser agraciados com o projeto.
Idealizado pela artista Ana Cláudia Motta, o projeto será composto por atividades de formação e difusão, tendo como principal objetivo criar e desenvolver iniciativas artísticas e culturais nas comunidades.
O “Circuito Cultural” tem foco na produção teatral, para isso o projeto deve se desenvolver com apresentações de teatro, vivências, debates e oficinas de formação. Todas as atividades são gratuitas, possibilitando desenvolvimento e/ou fortalecimento de atividades artísticas independentes da região urbana de Manaus .
As comunidades contempladas que irão receber o circuito são: Comunidade Ismail Aziz, localizada no 1,5 km, da BR-174; Comunidade do Km 35 da AM 010 e Tarumãzinho Comunidade São Sebastião.
Ana Cláudia firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Divisão Distrital Rural (DDZ Rural), permitindo que as atividades ocorram nas escolas: Centro Municipal de Educação Infantil Ismail Aziz; Escola Municipal Abílio Alencar e Escola Municipal São Sebastião II.
Sobre o “Circuito Cultural”
A idealizadora explica que o projeto vai ocorrer em duas etapas, sendo a primeira de 31 de julho a 4 de agosto, com oficinas nas comunidades e a segunda etapa do projeto, deve ocorrer de 16 a 18 de agosto, onde serão realizadas vivências, debates e apresentações do espetáculo “O Cavaleiro da Armadura de Sol”.
“O objetivo desse projeto é levar a arte que é produzida na área urbana para a zona rural e, também, contribuir com formação, capacitação e atualização de artistas e pessoas que tenham interesse pela arte, em montar produções na zona rural, em um processo feito pela zona rural e para eles. Além de realizar essa troca de experiências, com os artistas dessas comunidades”, destacou Ana.
As oficinas de formação tem como tema geral “Utilização do Corpo e a Animação de Bonecos e Objetos como Forma de Expressão Cênica” e tem como público alvo professores das escolas.
Vivência e Apresentação
Antes da apresentação de cada espetáculo de “O cavaleiro com armadura de sol”, a população poderá acompanhar uma “vivência” com os participantes, na qual vão acompanhar toda a preparação dos artistas. Após cada apresentação será aberto um debate entre os participantes.
Além de Ana Cláudia Motta, que assina a direção e produção do “Circuito Cultural Teatro na Zona Rural” e é uma das oficineiras, o projeto conta com a parceria de Anne Oliveira (produção), Ana Oliveira (atriz e oficineira), Jean Palladino (ator e oficineiro), Robson Ney (ator e oficineiro); Hely Pinto (oficineiro) e Dionne Maciel (figurinos e adereços).
O projeto “Circuito Cultural Teatro na Zona Rural” foi contemplado pelo Prêmio Thiago de Mello – 2022, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), da Prefeitura de Manaus. E conta com apoio cultural da Semed/DDZ Rural e Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça.
Leia Mais:
Manacapuru recebe projeto que oferece exames laboratoriais gratuitos nesta terça-feira