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Economia

Piraruclub fatura quase R$ 100 mil com pescado de manejo sustentável

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2023/07/31 at 1:47 PM
Redação Segundo a Segundo 2 anos atrás
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Modelo foi lançado em 2022 e consiste em três tipos de assinaturas
Modelo foi lançado em 2022 e consiste em três tipos de assinaturas
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Único modelo de comercialização por assinatura de pirarucu advindo de manejo sustentável com funcionamento em Manaus, o Piraruclub tem alcançado grandes resultados para famílias ribeirinhas do Amazonas. O projeto, criado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em 2022, faturou R$ 97 mil no primeiro semestre deste ano com a venda de 4,9 toneladas do pescado.

O Piraruclub foi lançado como forma de incentivar a cadeia produtiva do pirarucu e inclui ações como investimento na infraestrutura produtiva, gestão da produção, capacitação e gestão de negócios para os manejadores, agregação de valor no mercado e comercialização do pirarucu, além do incentivo ao empreendedorismo e inovação dos negócios comunitários.

O projeto funciona em parceria com a Associação dos Moradores e Usuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, Bradesco, Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O modelo de comercialização funciona por meio de três tipos de assinaturas anuais: cota sustentável, cota pirarucu e cota premium. A depender da cota escolhida, o estabelecimento recebe determinados combos de pirarucu elaborados sob medida, com cortes especiais e de forma mensal. As assinaturas são direcionadas aos restaurantes, hotéis e empórios da capital amazonense.

Entre os que fizeram a assinatura anual está o hotel de selva Manari Lodge, localizado na região do Lago do Acajatuba, distante 60 quilômetros de Manaus. O local é um dos principais hotéis da região do Rio Negro.

De acordo com a proprietária, Marília Costa, o Piraruclub vai de encontro com o que o estabelecimento defende: a conservação do meio ambiente.

“Para nós, [o incentivo do manejo sustentável] é até uma obrigação. Como hotel de selva que pratica o turismo, temos que procurar cada vez mais provar que a nossa conduta é realmente sustentável com o meio ambiente. Então, foi excelente o surgimento dessa ferramenta. [Percebemos] a melhora na qualidade do pescado, porque é um pescado selecionado, ou seja, são os melhores cortes. Os peixes ainda parecem ser bem grandes então a gente aproveita bastante a parte do filé, além da comprovação de procedência garantida que é mais importante pra gente”

COMENTOU A PROPRIETÁRIA DO HOTEL MANATI LODGE, MARÍLIA COSTA.

A empresária completa que existe o benefício de apoiar os manejadores – aqueles que pescam seguindo as regras de manejo, com respeito ao período do defeso do peixe, que já sofreu risco de extinção.

“Existe uma cadeia onde a gente precisa colaborar desde o manejo até o acompanhamento da forma como esse animal está sendo pescado, capturado no período correto, não no da desova. E, o melhor de tudo, é saber que isso vai ajudar lá na ponta as pessoas que trabalham na cadeia produtiva do turismo, que são os pescadores. Então, a gente se sente muito bem. [O Piraruclub] só veio a contribuir, foi uma grande descoberta para nós no ano passado”

COMPLETOU.

A proprietária do restaurante Kilomania, Lilian Guedes, elogiou a qualidade do produto que recebe e a iniciativa do modelo Piraruclub. “Acho a ideia boa para ambos os lados da cadeia produtiva. O produto vem limpo, bem embalado e fresco e ideal para a preparação de pratos deliciosos. Poderíamos ter mais iniciativas como essa em outras áreas da gastronomia”, afirmou.

Para o gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Pensa) da FAS, Wildney Mourão, muito mais que visibilizar o modelo de organização comunitária que acontece por meio do manejo sustentável nas comunidades ribeirinhas, o Piraruclub é uma interface comercial que gera conexão do empreendedor da floresta com as empresas do segmento gastronômico e hoteleiro, concretizando a importância de se adquirir um produto sustentável da Amazônia, que carrega a origem, o modelo socioambiental e o impacto econômico agrega valor, gera renda e contribui para a conservação do bioma e qualidade de vida pessoas.

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Termos Comercialização, Empreendedorismo, FAS, manejo sustentável, Negócios, Piraruclub, Pirarucu
Redação Segundo a Segundo 31/07/2023 31/07/2023
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