Aproximadamente 300 mil pessoas que declararam o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), este ano, ainda aguardam a liberação das restituições. Seguindo um cronograma de recebimento, os contribuintes do 3º lote recebem o valor nesta segunda-feira (31/07).
As restituições representam um alívio financeiro para os contribuintes que estão em dias e contribuem para movimentar a economia local. Nos dois lotes já liberados este ano mais de R$ 162,5 milhões foram injetados na economia, conforme os dados da Receita.
Mas, afinal, como consultar a restituição do IR?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (Receita Federal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Como é feito o pagamento da restituição do Imposto de Renda?
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Confira o calendário de restituição do IRPF 2023
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro