De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), junto com empresários do setor de Alimentação fora do lar, metade das empresas estão com dívidas vencidas com impostos, fornecedores ou serviços públicos.
Entre as empresas que têm débitos em atraso, 56% devem impostos federais, como Imposto de Renda, PIS/Cofins ou parcelas do Simples. Além disso, 32% possuem dívidas relacionadas a impostos estaduais, 44% encargos trabalhistas, 24% taxas municipais, 16% serviços de água, luz, gás e telefonia, 28% têm débitos com fornecedores de insumos e 24% estão com o aluguel atrasado.
Realizada entre os dias 24 e 31 de junho deste ano, a pesquisa também revelou que 24% das empresas trabalharam com prejuízo em maio, índice superior ao mês anterior (21%). No entanto, houve um aumento no número de empresas que obtiveram lucro (de 32% em abril para 34% em maio) e uma diminuição das empresas em equilíbrio financeiro (de 46% para 39%).
Sem contratações no segundo semestre
Para o segundo semestre do ano, segunda a pesquisa, os empresários não desejam realizar novas contratações, 43% querem manter o quadro atual, outros 19% pretendem demitir.
Para o presidente da Abrasel, Rodrigo Zamperlini, os números são preocupantes.
“Importante destacar que o setor da alimentação fora do lar, além de gerar muitas oportunidades de contratações, tem as portas abertas para o 1º emprego e não exige experiência, formando grande parte internamente, o que evidencia sua relevância na sociedade e a necessidade de um olhar diferenciado na reforma tributária”.