Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Juiz do Amazonas é destaque nacional em Escola de Magistratura
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Juiz do Amazonas é destaque nacional em Escola de Magistratura
Política

Juiz do Amazonas é destaque nacional em Escola de Magistratura

Redação
Atualizado em 2023/07/10 at 5:28 PM
Redação 2 anos atrás
Compartilhe
Fotos: Divulgação/Enfam
Compartilhe

No cargo de secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o amazonense Cássio Borges, que é juiz, representa os magistrados de todo o Brasil desde março deste ano. Para ele, a sua missão é continuar seguindo empregando totais esforços na aproximação e na integração entre as escolas judiciais e da magistratura dos tribunais estaduais e federais de todas as regiões do país, promovendo a cooperação e a crescente interlocução no quadro do Sistema Nacional de Educação Judicial.

“Recebi a convocação com muita alegria, senso de humildade e responsabilidade. Sei que os desafios são grandes, tratando-se de um país com tantas realidades, vivências e experiências, mas estou aqui para somar e, na busca do fortalecimento das relações interinstitucionais e internacionais, fazer com que a Enfam siga cumprindo o seu papel com maestria”

DESTACA O JUIZ CÁSSIO BORGES.

Ele conta que atualmente a Enfam empenha esforços na consolidação de uma Rede Nacional de Escolas Judiciais e de Magistratura, a Renejum, que tem como essência o trabalho em conjunto. “É com essa colaboração, com esse compartilhamento constante de experiências e conhecimentos que podemos aperfeiçoar a educação judicial e, a posteriori, a prestação jurisdicional”.

Judiciário próximo da sociedade

Para o secretário-geral da Escola Nacional da Magistratura, um dos papéis da Enfam é fazer com que o juiz, logo em sua formação inicial, seja inserido no contexto da atividade judicial pensando na sociedade, atentando-se para suas especificidades e diversidades. “É fundamental que se pense em direitos humanos, sistema carcerário, proteção de vulnerável, políticas raciais, questões de gênero, infância e juventude. Pensar no desenvolvimento e nas novas tecnologias, como em ambientes virtuais e inteligência artificial, também é importante. Porque a magistratura tem que acompanhar a sociedade justamente para que a prestação jurisdicional seja eficiente e efetiva. E isso não deve acontecer apenas no momento de ingresso dos juízes, deve continuar por todo o seu trajeto enquanto magistrado”.

Trajetória

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1995, onde também fez sua pós-graduação em Direito Civil (1996), o juiz Cássio Borges ingressou na magistratura do Amazonas em 1998, tendo sido titular na Comarca de Jutaí, na 1.ª Vara de Itacoatiara e na Comarca de Rio Preto da Eva, municípios em que também atuou como juiz eleitoral. Foi promovido por merecimento para o 12.º Juizado Especial da capital em 2012. Atualmente, é juiz titular do 1.º Juizado Especial Cível da Capital e presidente da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Amazonas. Atuou como coordenador-geral de Cursos da ESMAM. No início deste ano assumiu como membro substituto, na classe dos juízes de Direito, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM). E em março de 2023 tomou posse da Enfam como secretário-geral.

Leia também

Tesouro aprova empréstimo de R$ 500 milhões para Prefeitura de Manaus

TRE-AM anula votos de federação em Codajás e cai mandato de vereadora

Vereador de Manaus tem mandato cassado após irregularidades em cota de gênero

Motoristas poderão ser indenizados por danos causados por buracos nas ruas de Manaus

Wilson Lima inaugura primeira etapa do Prosai em Parintins

Termos Amazonas, Amazonense, destaque, juiz
Redação 10/07/2023 10/07/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Atleta amazonense de luta olímpica sobe ao pódio no Pan-Americano, no México
Próximo Artigo Rompimento de cabo de internet na BR-319 causa interrupção em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok