Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Desmatamento no Amazonas reduz 55% no primeiro semestre
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Desmatamento no Amazonas reduz 55% no primeiro semestre
Cidades

Desmatamento no Amazonas reduz 55% no primeiro semestre

Redação
Atualizado em 2023/07/07 at 8:02 PM
Redação 2 anos atrás
Compartilhe
Áreas sob gestão do Estado foram responsáveis por apenas 7,14% dos alertas, segundo dados do Inpe
Áreas sob gestão do Estado foram responsáveis por apenas 7,14% dos alertas, segundo dados do Inpe. (FOTO: Arquivo/Secom)
Compartilhe

O Amazonas fechou o primeiro semestre de 2023 com redução de 55% na quantidade de alertas de desmatamento, segundo dados do sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De janeiro a junho deste ano, foram 553,41 quilômetros quadrados (km²) de alertas, contra 1.235,98 km² registrados no mesmo período de 2022.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), nesta sexta-feira (7). Conforme a pasta, do total de alertas, 39,12 km² (7,14%) ocorreram em áreas de gestão direta do Estado – 32% a menos, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o resultado é fruto de um trabalho integrado entre as instituições.

“Esse balanço positivo é fruto de um trabalho conjunto das esferas federal, estadual e municipal, tanto para coibir a ilegalidade como para apoiar o desenvolvimento econômico e sustentável no Amazonas”

RESSALTOU.

No recorte das áreas estaduais, as Unidades de Conservação sob gestão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) somaram 4,13 km² em alertas, enquanto as glebas estaduais foram responsáveis por 34,99 km². O restante das notificações ocorreu em vazios cartográficos.

Considerando apenas junho de 2023, o Amazonas fechou o mês com 129,29 km² de alertas, uma redução de 68% em relação ao respectivo mês do ano anterior, que registrou 400,63 km² de alertas.

Diante dos dados, na análise atual, o Amazonas ocupa a terceira posição no ranking de alertas de desmatamento, entre os estados da Amazônia Legal.

Combate às queimadas no Amazonas

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) anunciou, na quinta-feira (06/07), o envio de tropa da corporação para a primeira fase da Operação Aceiro 2023, que tem o objetivo de combater os focos de incêndios florestais no sul do estado.

Ao todo, serão 74 bombeiros militares e 10 viaturas, divididos em equipes de combatentes, com destino aos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré, que pertencem a uma área conhecida como “arco do fogo”.

A maior parte das áreas de detecção desses focos de calor no Amazonas são terras de responsabilidade do Governo Federal. Desta forma, o Governo do Amazonas deve receber o apoio de bombeiros da Força Nacional, para integrar o combate nesses locais.

A Aceiro 2023 faz parte da Operação Tamoiotatá 3, que atua, desde março deste ano, contra crimes ambientais, com ênfase no sul do Amazonas. O plano de ação também é composto por agentes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); brigadistas civis; Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema); Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

Leia também

Faixa liberada altera trânsito na avenida Getúlio Vargas neste domingo, 24/8

Acidente de moto deixa dois mortos na Estrada do Purupuru

Manaus registra 46 graus e enfrenta onda de calor neste sábado

Governo Federal reconhece emergência em Iranduba e libera auxílio

Aeronave com pane técnica pousa de emergência no Aeroporto de Manaus

Termos Amazônia, Desmatamento, Redução
Redação 07/07/2023 07/07/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Polícia procura homem que desapareceu após solicitar corrida por aplicativo
Próximo Artigo UNINORTE disponibiliza editais para contratação de docentes
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.