O calendário de 2023 está com seis feriados previstos, além dos celebrados já na primeira metade do ano. Das datas de folga disponíveis, três delas caem em uma quinta-feira, o que as torna passíveis de ponto facultativo.
O ponto facultativo é caracterizado pela escolha do empregador de dispensar o expediente do trabalhador ou não. Normalmente, este decreto é válido para os servidores das instâncias municipais, estaduais e federais dos governos, porém empresas privadas também podem adotar esta medida.
Os feriados que ainda restam no calendário do ano contam com a Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados. Os três caem em uma quinta-feira.
Também no segundo semestre, o Dia da Consciência Negra, que é feriado aderido pelo Amazonas e outros quatro Estados, será celebrado numa segunda-feira. Já a Proclamação da República cairá no meio da semana, em uma quarta.
Confira abaixo os dias dos próximos feriados
- 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
- 12 de outubro (quinta-feira): Dias das Crianças e Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (quinta-feira): Finados
- 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
- 20 de novembro (segunda-feira): Dia da Consciência Negra (Feriado em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro)
- 25 de dezembro (segunda-feira): Natal