A Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP-AM) assinou nesta terça-feira (13/06) um Termo de Cooperação TĂ©cnica com a Uber do Brasil. A iniciativa, pioneira no Norte do paĂs, prevĂȘ a integração do botĂŁo “Ligar para a PolĂcia” do aplicativo com o Centro Integrado de OperaçÔes de Segurança (Ciops), que reĂșne as instituiçÔes envolvidas no atendimento a emergĂȘncias na ĂĄrea de segurança pĂșblica e defesa da cidadania em um mesmo local, por meio do telefone 190.
Para o secretĂĄrio da SSP-AM, general Carlos Alberto Mansur, essa cooperação vai beneficiar a todos e reforça o princĂpio de que a SSP-AM estĂĄ Ă disposição para formar parcerias com outras plataformas.
âHoje estamos firmando parceria entre Uber e 190. Uma parceria que vem sendo costurada desde 2022, e hoje se concretiza. Com isso, ganha o usuĂĄrio que utiliza o aplicativo da Uber e o prĂłprio motorista. Parceria essa que contribuirĂĄ com as açÔes da segurança pĂșblica, pois quando o usuĂĄrio ou o motorista, utilizando o aplicativo, acionar o contato com o 190, o atendente irĂĄ ter todos os dados da viagemâ, destacou Mansur.
Uma vez que a integração esteja concluĂda, toda vez que um usuĂĄrio ou motorista parceiro da Uber usar o botĂŁo para ligar para a polĂcia por meio do aplicativo, o serviço de emergĂȘncia vai automaticamente receber a localização em tempo real e as informaçÔes da viagem em que foi originada a chamada – incluindo dados do veĂculo, do usuĂĄrio e do motorista.
O gerente de Segurança PĂșblica da Uber focado no relacionamento com autoridades policiais, Leandro Segalla, destacou que a integração vai permitir que a geolocalização, seja fornecida de forma mais rĂĄpida e precisa, sem que seja necessĂĄrio quem fez a chamada transmitir essas informaçÔes verbalmente ao atendente, que receberĂĄ essas informaçÔes na tela do computador.
âSabemos que, numa situação de emergĂȘncia, todo segundo entre o chamado e a chegada da viatura ao local da ocorrĂȘncia conta. Fazer com que os dados do veĂculo, dos usuĂĄrios e principalmente a geolocalização do chamado cheguem diretamente na tela do operador Ă© uma forma pela qual nossa tecnologia pode ajudar as forças de segurança a proverem uma resposta ainda mais rĂĄpida e eficiente, ajudando a tornar as viagens cada vez mais segurasâ, afirmou Segalla.
Uber vai repassar informaçÔes em tempo real
A ferramenta utiliza os sinais de localização disponĂveis nos celulares e utilizadas na navegação do aplicativo para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa. AlĂ©m da localização em tempo real, o Ciops terĂĄ acesso aos detalhes da viagem em que o botĂŁo for acionado: placa, marca, modelo e cor do veĂculo, nomes do motorista e usuĂĄrio, alĂ©m do telefone.
A tecnologia que permite o envio dessas informaçÔes aos serviços de emergĂȘncia Ă© fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados com essa finalidade no mundo. Essa plataforma liga os dados crĂticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo mĂłvel diretamente ao serviço local de resposta a emergĂȘncias.
A integração com o 190 no Amazonas Ă© a primeira do gĂȘnero feita pela Uber na regiĂŁo norte e a terceira em todo o PaĂs – a ferramenta jĂĄ estĂĄ em funcionamento nos estados do Rio de Janeiro e MaranhĂŁo. Mas esse tipo de integração tecnolĂłgica jĂĄ Ă© realizado em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergĂȘncias de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos, alĂ©m de diversos estados no MĂ©xico, Ăfrica do Sul e CanadĂĄ.Â