Amazônia Latitude vai selecionar artigos, ensaios, resenhas, crônicas, contos e outras manifestações literárias
A Revista Amazônia Latitude — ISSN 2692-7446 (Impresso) 2692-7462 (Online) — abriu nesta quinta-feira (8) uma chamada pública para recebimento de trabalhos voltados para a literatura sobre a Amazônia. A edição será lançada no simpósio “Pensando a Amazônia pela Literatura”, uma parceria com a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em outubro, de forma física e virtual. Os textos podem ser enviados até setembro.
Interessados podem enviar artigos, ensaios, resenhas, crônicas, contos, cordéis, e outras manifestações literárias para o e-mail: [email protected]. Podem participar pesquisadores tanto da região amazônica quanto de fora dela, desde que abordem a temática da literatura sobre a Amazônia.
O fundador e editor-chefe da revista, professor Marcos Colón, explica que o objetivo é debater a produção literária na e da Amazônia, ou seja, trabalhos feitos por pesquisadores que vivem nos estados da região, bem como por aqueles de outras localidades do Brasil que abordam o contexto amazônico.
“A Amazônia é rica em história, cultura, biodiversidade, e precisa ser pesquisada, observada pelas perspectivas da literatura. Por isso, estamos convocando os pesquisadores que têm como foco de seus estudos as Amazônias, porque são várias, não apenas uma, para contribuir com produção científica relevante para a região”, afirma Colón.
Normas para publicação
Para participar é preciso seguir os perfis da revista nas redes sociais e enviar seus dados e o arquivo com sua pesquisa, artigo, ensaio, fotogaleria ou vídeo para [email protected]. Seu e-mail deve conter:
- nome completo e idade;
- nome da instituição de ensino e pesquisa à qual esteja vinculado (pesquisadores autônomos devem especificar sua situação no corpo do e-mail);
- nome do orientador (se aplicável);
- formação acadêmica (graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado);
- resumo do artigo dentro do limite de 500 palavras;
- anexar pesquisa e imagens ao e-mail.
Os trabalhos propostos para a análise deverão, obrigatoriamente:
- ter entre 8 e 15 páginas, dependendo do gênero de escrita escolhido;
- apresentar resumo com máximo de 500 palavras, em que fiquem claros objeto, objetivo do texto;
- passar por revisão gramatical;
- apresentar citações com nota de rodapé no final do texto (se aplicável);
- indicar na primeira página, em nota de rodapé, as credenciais do articulista, incluindo seu e-mail;
- utilizar fonte Times New Roman tamanho 12 no título, subtítulo e texto, com exceção das notas de rodapé que devem ter tamanho 10;
- ser de autoria individual;
- não ter sido publicado em outro veículo.
Amazônias
O histórico da produção literária brasileira sobre a Amazônia abre o olhar dos leitores de distintas partes do país para a existência de diferenças na região que estão além da localização geográfica, e abordam o modo de ver e significar o mundo.
Se a diversidade dos modos de viver na Amazônia já são visíveis no cânone literário brasileiro produzidos sobre a região a partir do olhar de autores de outras partes do Brasil, os elementos que ressaltam a existência dessas vivências específicas ganham ainda mais destaque em produções literárias locais.
“O intuito é evidenciar os debates sobre a produção literária da e na região. Por isso convidamos o público a apresentar produções temáticas para problematizar a literatura amazônica, amazônida ou sobre a Amazônia”, acrescenta o professor.
Após a submissão, o material será apreciado pela Comissão e pelo Conselho Editorial para avaliação prévia de normatização, adequação ao foco, escopo e eixos temáticos da Amazônia Latitude.
Quais são nossos objetivos temáticos?
- Debater a diversidade de olhares presentes em obras literárias produzidas na Amazônia;
- Problematizar representações sobre as amazônias presentes em obras do cânone literário;
- Valorizar os conhecimentos literários das comunidades locais, originárias e tradicionais, rurais e urbanas amazônicas;
- Difundir pesquisas sobre a produção literária amazônica ou que tratem sobre a Amazônia;
- Dialogar buscando novas maneiras de perceber, observar, sentir e interpretar a região amazônica e fazer a ponte entre academia e sociedade;
- Para outros detalhes visite nosso site amazonialatitude.com/.