Operação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) desmantelou uma organização criminosa que aplicava golpes em servidores públicos do estado, usando o esquema de pirâmide financeira.
Batizada de Esfinge, a operação acontece, nesta quarta-feira (14/06), com mandados cumpridos no Amazonas e em outros três estados.
Segundo as investigações do 13° Distrito Integrado de Polícia (DIP), o grupo criminoso lucrou mais de R$ 50 milhões com a fraude, que consistia em induzir as vítimas a contratar empréstimos consignados e repassar os valores para empresas de fachada. Os infratores lavavam o dinheiro em diversas instituições e gastavam com bens de luxo, festas e viagens.
Ao todo, foram cumpridos 19 mandados judiciais, sendo 14 em Manaus, que resultaram nas prisões de oito pessoas; além de cinco presos no Rio de Janeiro; um em Santa Catarina e outro em Sergipe. A operação contou com o apoio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai).
De acordo com a Polícia Civil, os envolvidos vão responder por organização criminosa, estelionato, crimes contra a ordem econômica, relações de consumo, ordem tributária, sistema financeiro, além de falsidade ideológica e fraude processual.