Nesta terça-feira (20/06), a segunda fase da Operação Fake Over foi deflagrada em Manaus e em Fortaleza (CE), resultando no cumprimento de três mandados de busca e apreensão, sendo dois alvos da capital amazonense, em razão da prática de crimes contra a honra praticados no ambiente digital.
De acordo com o delegado Mário Paulo Teles, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), a operação teve como objetivo apurar identidades falsas e perfis falsos utilizados por criminosos para difamar figuras públicas do Estado. A primeira fase ocorreu em junho de 2022, no estado de Goiás, e teve três mandados de busca cumpridos.
“A terceira fase da Operação Fake Over é a continuação das investigações anteriores, e que visam apurar a autoria das pessoas que realizavam, por meio de contas falsas, a publicação de conteúdos injuriosos, caluniosos e notícias falsas contra pessoas públicas no Estado do Amazonas”, disse o delegado.
Durante a ação foram apreendidos computadores e pen drives, os quais passarão por análise técnica judicialmente autorizada, para apurar os crimes de injúria e calúnia praticados por meio das redes sociais. A PC-AM contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Ceará (PC-CE).