Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo MPF e MPAM denunciam vulnerabilidade dos Yanomami em Barcelos 
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > MPF e MPAM denunciam vulnerabilidade dos Yanomami em Barcelos 
Cidades

MPF e MPAM denunciam vulnerabilidade dos Yanomami em Barcelos 

Vitoria Amanda
Atualizado em 2023/06/20 at 5:53 PM
Vitoria Amanda 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Órgão Ministerial cobra decisão política e adequação dos serviços prestados pela União, Funai, Caixa Econômica e INSS às especificidades dos Yanomami e de outros povos indígenas de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Amazonas (MPAM) estão denunciando as condições de vulnerabilidade social enfrentadas por indígenas do Médio Rio Negro. O Procurador da República Fernando Merloto Soave e a Promotora de Justiça Karla Cristina da Silva Sousa cobram a adequação das Políticas Públicas e a articulação das instituições que constituem o Poder Público para garantir a dignidade dos indígenas na busca de acesso aos atos da vida civil.
 

Uma ação protocolada pelo MPF, no último dia 16/6, aguarda decisão da Justiça. No âmbito extrajudicial, o MPAM vem buscando articular a atuação de órgãos e representantes do setor privado para viabilizar abrigo e assistência aos indígenas durante o tempo de permanência deles nas sedes dos municípios.
 

“Acima da origem étnica, prevalece o Direito ao mínimo existencial dessas pessoas que vêm sendo submetidas a situações recorrentes de violação a direitos básicos, na busca por benefícios para os quais, muitas vezes, nem são elegíveis. Estamos atuando para garantir condições dignas de abrigo, alimentação e atendimento célere a esses indígenas, cobrando atenção política das autoridades para essa situação porque, como Membro do Ministério Público, tenho a obrigação de dar voz a esses povos”, declarou a Promotora de Justiça Karla Cristina Silva Sousa.
 

Yanomamis e outros povos indígenas da região são forçados a se deslocar para as cidades, em busca de registro civil e de outros documentos, submetidos a até oito dias de viagem e sendo obrigados a permanecer acampados, em situação precária, na sede dos municípios, a fim de obter acesso aos benefícios sociais e previdenciários prestados pelo Governo.
 

“Estamos buscando a adequação dessas Políticas Públicas às especificidades das condições de vida e práticas culturais de cada etnia, mas ainda prevalece uma invisibilidade dos Yanomami que habitam o Amazonas. Precisamos sensibilizar as autoridades para a urgência e gravidade da situação, de forma que o acesso a benefícios como o Bolsa Família e aposentadorias, por exemplo, sejam concedidos nas comunidades”, afirmou o Procurador da República Fernando Merloto Soave.
 

Na coletiva, foi exibido um vídeo mostrando o desespero e sofrimento de mulheres e crianças indígenas, registrado na semana passada, no Centro de Barcelos, durante um temporal que destruiu totalmente o acampamento precário onde o grupo se abrigava.
 

Parceira das ações promovidas pelo MPAM, a tabeliã e registradora do 1º Cartório de Registro Civil de Barcelos, Geiza Elem Souza de Matos, falou sobre a possibilidade de criação de um balcão virtual de atendimento. “Não podemos normalizar a vulnerabilidade da população indígena em Barcelos, submetida a fome, frio e outras necessidades, que começam com a dificuldade de interlocução. É de se destacar o apoio que temos recebido das associações indígenas, para conseguir intérprete para intermediação do atendimento”, disse.
 

Também participaram da coletiva, os indígenas Julião, Apolinário e Valzione, todos da etnia Yanomami

Leia também

Castramóvel abre agendamento gratuito em Presidente Figueiredo nesta quinta-feira

Aeroportos de Tefé e Tabatinga são pioneiros no uso de balizamento solar para operações noturnas

IML busca familiares de homem nascido no Maranhão que morreu em Manaus

Carreta da Mulher do Agora Tem Especialistas chega ao município de Apuí para diagnóstico precoce de câncer

Psicóloga ganha carro zero quilômetro em promoção de Natal do Manauara

Termos Amazonas, Manaus
Vitoria Amanda 20/06/2023 20/06/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Vitoria Amanda
Estudante de Jornalismo, Vitória Amanda integrou a equipe do Segundo a Segundo como estagiária. Atuou na apuração de pautas e redação de conteúdos, além de auxiliar nas Redes Sociais.
Artigo anterior Hemoam recomenda agendamento para doadores do tipo A+ e B+ para evitar desperdício de bolsas
Próximo Artigo Confira a lista de cursos de qualificação oferecidos pela CDL Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.