Um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo, a pressão alta atinge de 25% a 30% dos adultos brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A hipertensão não tem cura, mas com uma rotina de hábitos saudáveis é possível prevenir e controlar a doença. Para isso, é importante consultar um médico regularmente, que vai avaliar a situação de cada paciente e indicar a melhor conduta.
Para isso, a médica de família da Amparo Saúde – empresa do Grupo Sabin, Larissa Nunes, esclarece a importância do cuidado integral. “Entendemos que as pessoas precisam adotar em seu cotidiano alguns cuidados básicos, com medidas regulares que combinam práticas que beneficiam a saúde, no contexto individual, familiar e coletivo, e pela promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento.”
Nesse contexto, a especialista reforça a necessidade da prevenção primária, do diagnóstico precoce e do monitoramento da doença. “Tanto para evitar quanto para manter-se em níveis controlados é importante adotar um estilo de vida com escolhas mais saudáveis, como manter o peso recomendado, por meio de uma alimentação adequada; não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividades físicas regulares; entre outros hábitos”, pontua.
Segundo a médica, no caso da hipertensão, as pessoas costumam fazer a associação somente à alta ingestão de sal, substância que estimula o aumento da pressão nos vasos sanguíneos, mas é importante estar atento a outros fatores de risco. “Existem outras condições que também favorecem a doença, como sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes, tabagismo, colesterol alto e, principalmente, a hereditariedade, comum em 90% dos casos”, explica.
Mesmo considerada uma doença crônica silenciosa, a pressão alta pode se manifestar em fases mais avançadas ou quando há o aumento repentino. “Nesses casos, pode provocar dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão turva, tontura, dor no peito, palpitações, fraqueza, sangramento nasal”, sinaliza.
A hipertensão é ainda mais preocupante porque também está associada ao desenvolvimento de outras doenças. “O descontrole da pressão arterial aumenta o risco de derrames cerebrais, problemas do coração, como infarto, insuficiência cardíaca e dor no peito, insuficiência renal ou paralisação dos rins e até alterações na visão que podem levar à cegueira”, alerta.
Grupo Sabin
Referência em saúde, o Grupo Sabin nasceu em 1984. Hoje, conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que atua, e atende mais de 7 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.