A etapa estadual do programa Jovem Senador chegou ao fim com a vitĂłria da aluna Hagnes Rodrigues, da Escola Estadual (EE) ProfÂș Ruy Alencar, na zona norte de Manaus. A estudante se classificou para a etapa nacional da iniciativa, que acontece em agosto, quando 27 discentes de todo o paĂs passarĂŁo uma semana em BrasĂlia, em total imersĂŁo na rotina de um parlamentar no Senado Federal.
O projeto funciona por meio de um concurso de redação, do tipo dissertativaâargumentativa, a mesma usada no Exame Nacional do Ensino MĂ©dio (Enem). Com o tema âSaĂșde mental nas escolas pĂșblicasâ, a iniciativa teve mais de 3,1 mil participantes no Amazonas.Â
âEu acho que saĂșde mental Ă© deixar de se importar com as coisas que te fazem mal e foi assim que escrevi meu texto. Ă a primeira vez que participo de uma iniciativa tĂŁo grande como esta. Fiquei extremamente feliz pelo resultado. Foi tudo muito proveitoso, porque treinei bastante a escrita da redação que vou utilizar no Enemâ
RESSALTOU A VENCEDORA DO PROGRAMA, HAGNES RODRIGUES.
Presente na solenidade de encerramento da etapa estadual, a secretĂĄria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, destacou que o programa Ă© bastante incentivado pelos professores da rede estadual.Â
âEssa iniciativa tem uma caracterĂstica muito boa que Ă© a de incentivar, por meio de redaçÔes, a reflexĂŁo sobre temas polĂticos e sociais muito relevantes. Ver a criatividade, o preparo, o discernimento desses alunos Ă© muito encantador. O programa Ă© de grande cunho educacionalâ.
BicampeĂŁ
A EE Prof Ruy Alencar conquistou pela segunda vez consecutiva a etapa estadual do programa Jovem Senador. Em 2022, a aluna Esthefane Feitosa tinha vencido com a redação â200 anos de IndependĂȘncia: liçÔes da histĂłria para a construção do amanhĂŁâ, sob orientação do professor Elianai Castro.
O docente também foi o responsåvel pela orientação de Hagnes e contou sobre o processo que desenvolve com os alunos dele, para que eles sejam tão aplicados à pråtica da redação.
âNas minhas turmas, a participação dos alunos Ă© de 100%. Enxergamos como uma maneira de, tambĂ©m, preparĂĄ-los para o vestibular. Eles me trazem a redação e nĂłs vamos lapidando, dia apĂłs dia. A redação da Hagnes, por exemplo, foi alterada um dia antes da entrega. Ă um trabalho de aperfeiçoamentoâ
EXPLICA.