O prazo para os contemplados na primeira chamada do Programa Bolsa Idiomas (PBI) entregarem a documentação nas instituições de ensino de língua estrangeira termina às 15h desta segunda-feira (26/6). O candidato classificado que deixar de entregar os documentos exigidos será automaticamente eliminado, não sendo admitida entrega de documentos fora do prazo estipulado.
Neste ano, foram disponibilizadas 30.020 bolsas com descontos variando entre 100%, 75% e 50%. A Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), gestora do programa, registrou recorde histórico no número de inscrições, desde que o programa foi criado, em 2.013: 25.590.
O diretor-geral da Espi, Júnior Nunes, explica que esta é uma etapa importante para assegurar a vaga do candidato. “A entrega serve para comprovar as informações prestadas ao sistema quando do preenchimento do formulário de inscrição. Após isso, será feita a análise da documentação para fins de comparação com o que foi informado pelo candidato quando fez a sua inscrição eletrônica. Estando tudo de acordo, será emitido o encaminhamento de matrícula para adesão ao benefício, respeitando os procedimentos e prazos de matrícula das instituições de ensino. Isso quer dizer que não é necessário pagar nada nesta etapa, e não há cobrança de taxa de matrícula”, orienta Júnior.
Entre os critérios para concorrer a uma das bolsas estão residir em Manaus; estar cursando, ou ter concluído o ensino fundamental; ter renda per capita não superior a 2,5 salários-mínimos (R$ 3.300, em valores atuais); e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público (programas de bolsas de estudos). O PBI destina 5% das bolsas para idosos e 5% para Pessoas com Deficiência (PcDs).