Álcool e drogas podem causar dependência química e transtornos mentais e comportamentais quando usados em excesso. Para auxiliar pessoas em dependência química, o governo do Amazonas vem fortalecendo a rede de apoio, com oferta de aconselhamento e atendimento psicossocial gratuito.
Para facilitar o atendimento, famílias e pessoas que querem tratamento podem entrar em contato por mensagens no whatsapp.
O trabalho é feito pela Gerência de Políticas de Álcool e Outras Drogas (GPAD), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, que oferece suporte técnico para a reinserção social.
A iniciativa consiste em ajuda familiar e individual, psicossocial, palestras educativas, eventos de conscientização, escuta qualificada e orientações para início e continuidade do tratamento reabilitador.
“Qualquer pessoa que precise de ajuda, de tratamento para se recuperar da dependência química, vem aqui para a gerência e a gente faz uma triagem, ajuda de alguma forma e encaminha essas pessoas. Temos o compromisso de acompanhar todo esse processo. Além disso, ajudamos também na ressocialização social, damos todo o suporte que a pessoa pode ter na continuação do tratamento”, explica Flávia Ribeiro, gestora do GPAD.
A triagem de usuários é feita pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Como funciona?
O atendimento ocorre na Rua Salvador,456, bairro Adrianópolis, onde as pessoas participam de uma audiência qualificada e são encaminhadas para o local de reabilitação ou auxílio de outros serviços.
Além disso, também é possível entrar em contato via whatsapp pelo número (92) 98450-5576 e também pelo atendimento on-line para todos os municípios do estado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.