A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos está com inscrições abertas para dois projetos gratuitos que beneficiam pessoas migrantes e refugiadas venezuelanas em Manaus.
Um dos projetos é o ‘Jóvenes En Acción’, que oferece cursos, oficinas e orientação profissional para adolescentes e jovens entre 14 e 22 anos que querem ingressar no mercado de trabalho como menor ou jovem aprendiz ou estagiário.
Para participar, o adolescente ou jovem deve estar devidamente matriculado no ensino fundamental ou médio em Manaus e ter a sua documentação completa e atualizada, com RNM ou Refúgio, CPF, comprovante de endereço e declaração de escolaridade.
São 30 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas até sexta–feira, dia 19 de maio, pelo link: https://abre.ai/gblh.
O projeto é uma parceria do Hermanitos com o Ministério Público do Trabalho do Amazonas e Roraima (MPT – AM/RR), a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e o Tribunal Regional do Trabalho da 11a Região.
O outro projeto é o ‘Mujeres Fuertes’, que capacita mulheres migrantes e refugiadas, mães solo e chefes de família, no setor de beleza e estética.
Além de venezuelanas, o programa também atende migrantes haitianas em Manaus. São 50 vagas e as inscrições vão até domingo, dia 21 de maio, pelo link: https://abre.ai/gbCX.
O projeto é realizado com recursos oriundos de reversão trabalhista do Ministério Público do Trabalho (MPT) e tem parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Tribunal Regional da 11ª Região (TRT 11° Região).