Cerca de 50 árvores foram cortadas do canteiro central da avenida Efigênio Salles, na Zona Centro-Sul de Manaus, nas imediações do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A derrubada foi promovida pela prefeitura durante o feriado de 1º de maio.
No trecho de onde as árvores foram retiradas, a prefeitura pretende construir uma passarela e fazer o alargamento da via. À Rede Amazônica, nesta terça-feira (2), o secretário municipal de Meio Ambiente (Semmas), Antônio Stroski, informou que a retirada foi autorizada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O secretário explicou que a retirada é necessária para a realização da obra de ampliação da via.
Um dos questionamentos levantados nas redes sociais foi o motivo da prefeitura optar por fazer o corte e não o transplante dessas árvores para outra área. Até o momento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) não deu resposta sobre o assunto.
O alargamento será feito em 1.100 metros no trecho entre o viaduto Ayrton Senna e entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol. De acordo estudos do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), será possível aumentar o fluxo no local em aproximadamente 1,5 mil veículos por hora.
A passarela ficará em frente ao TCE-AM, região onde há um semáforo com faixa de pedestres – atualmente, a única forma possível de realizar a travessia na via – que gera congestionamentos devido as constantes interrupções do tráfego de veículos. Orçada em R$ 9 milhões, a obra está prevista para ser concluída até o fim deste ano.