Dois carregamentos de entorpecentes foram interceptados, na sexta-feira (12/05), por policiais da Base Fluvial Arpão, no rio Solimões, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Parte da droga foi encontrada dentro de sacos carregados de bananas e foi localizado com auxílio da cadela Havana, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães). Durante a ação, uma mulher, de 20 anos, e um homem, de 33 anos, foram presos. O dano causado ao crime foi orçado em cerca de R$2 milhões.
A droga foi encontrada durante abordagem à embarcação GM Oliveira, que havia saído de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) com destino à capital. Durante a revista, no 2° piso da embarcação, a cadela de faro de narcóticos identificou que, em quatro malas, poderia haver entorpecentes.
Durante as buscas e revistas dentro das malas, os policiais encontraram 25 tabletes de vários tamanhos de pasta-base de cocaína. Ao todo, a droga totalizou 29,856 quilos.
Ao continuar a revista na parte do convés, Havana sinalizou para outro carregamento de entorpecentes. Duas sacas de fibra carregada com bananas. Junto ao produto, os policiais encontraram 28 tabletes de maconha do tipo skunk, que totalizaram 32,5 quilos. A polícia calculou que as duas apreensões resultaram em um dano ao crime de cerca de R$ 2 milhões.
Os entorpecentes e os acusados foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil em Coari.