Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Indústria cresce 8,7% no Amazonas, a maior alta do ano
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Economia > Indústria cresce 8,7% no Amazonas, a maior alta do ano
Economia

Indústria cresce 8,7% no Amazonas, a maior alta do ano

Redação
Atualizado em 2024/10/29 at 12:00 AM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Guerra do ICMS é vencida pelo Amazonas
Compartilhe

A produção industrial no Amazonas avançou 8,7% em março, na comparação com fevereiro, conforme números divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). É o terceiro mês de alta seguida.

Na comparação com março do ano passado, as fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) dispararam na produção, com alta de 23,5%, o maior do Brasil.

No acumulado do ano (janeiro a março), a indústria do Amazonas obteve 14,8% de alta, também o maior crescimento entre os Estados, e a maior alta para o trimestre desde 2018; e na variação acumulada nos últimos 12 meses, também houve alta, de 7,5%.

A média móvel trimestral mostra que houve avanço de 5,9% na indústria local. Esses são resultados regionais da Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional).

Os segmentos da indústria do Amazonas que mais cresceram

Na comparação entre março de 2023 e março de 2022, a maior alta foi mais uma vez na produção de derivados do petróleo e de biocombustíveis (34,7%). Já a maior queda foi na fabricação de produtos químicos (-15,5%).

Na passagem de fevereiro para março, a indústria brasileira avançou 1,1%, com crescimento em 11 dos 15 locais investigados pela pesquisa. As maiores altas foram registradas pelo Mato Grosso (9,3%), Amazonas (8,7%) e Pernambuco (8,1%).

No acumulado trimestral, a indústria caiu 0,4% e as taxas negativas foram verificadas em 13 dos 18 locais pesquisados. Já no acumulado em 12 meses a variação foi nula (0,0%), com nove dos 15 locais analisados mostrando resultados negativos.

Amazonas obteve maiores avanços na comparação mensal e no acumulado do ano

O avanço da produção industrial amazonense, de 23,5%, em março de 2023, frente ao mesmo mês do ano anterior, colocou o Estado em 1º lugar do ranking, com o maior crescimento no período.

Depois, aparecem Mato Grosso do Sul (8,6%) e Minas Gerais (7,3%). As maiores quedas foram as do Rio Grande do Sul (-6,5%), Goiás (-5,3%) e Santa Catarina (-3,1%).

Na variação acumulada do ano, a alta de 14,8% do Amazonas também foi a maior entre os locais pesquisados. A segunda maior foi a do Maranhão (8,3%) e Minas Gerais (8,0%); e as maiores quedas foram as do Rio Grande do Sul (-9,2%), Mato Grosso (-7,4%) e Bahia (-5,2%).

Na comparação do índice de março, frente a fevereiro, apenas o Estado do Mato Grosso, com 9,3%, superou o Amazonas (8,7%) na variação da produção industrial. O terceiro Estado com melhor desempenho foi Pernambuco (8,1%). Os piores desempenhos ficaram com o Espírito Santo, com queda de 1,8%; Santa Catarina (-1,4%) e Goiás (-1,4%).

Maior alta foi produção de derivados do petróleo e de biocombustíveis

Em março de 2023, frente ao mesmo mês do ano anterior, as indústrias de transformação do Amazonas apresentaram alta de 25,1% na produção, e as indústrias extrativas, alta de 3,3%.

Na análise por atividades, a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com variação de 55,2% apresentou a maior alta; seguida pela fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (gasolinas, naftas, óleos combustíveis, querosene de aviação), com variação de 34,7%; e pela fabricação de máquinas e equipamentos (aparelhos de ar-condicionado; aparelhos para projetar, espalhar, pulverizar – exceto para agricultura), 29,9%.

Outras atividades também apresentaram alta no período: a fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores (motocicletas e suas peças e acessórios; bicicletas e outros ciclos sem motor; rebocadores e outros barcos para empurrar embarcações), 12,1%; a fabricação de bebidas (9,9%); a fabricação de produtos de metal, exceto a fabricação de produtos químicos (5,6%) e a fabricação de produtos de borracha e de material plástico (1,7%).

As quedas em março, frente ao mesmo mês do ano passado, foram observadas na fabricação de produtos químicos (-15,5%); na fabricação de produtos diversos (-5,2%) e na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-1,0%).

No acumulado do ano (janeiro a março), a maior alta do Amazonas também foi na fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, com 26,9% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado; e a maior queda foi na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-9,4%).

Leia também

Honda Motos fecha 2025 com crescimento de 14% e mais de 1,4 milhão de unidades emplacadas

INSS mantém até fevereiro prazo para devolução de descontos indevidos em benefícios

Nova lei proíbe descontos associativos em benefícios do INSS

Nova tabela do Imposto de Renda 2026 é liberada e reduz desconto em folha a partir de fevereiro.; Veja como fica

Planejamento financeiro: Especialistas dão dicas para começar o ano com as contas em dia 

Termos Crescimento, Indústria, Produção
Redação 29/10/2024 19/05/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Bolsa Família terá pagamento antecipado AM teve 2 mil novos incluídos no Bolsa Família; veja calendário de pagamento de maio
Próximo Artigo Número de pessoas procurando emprego registra queda no Amazonas
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.