Na tarde desta quinta-feira (25), ocorreu um incêndio em uma lixeira viciada, na Avenida Oitis, no Ramal Gisele, localizada no Distrito Industrial, na Zona Leste de Manaus. Uma densa fumaça escura foi vista por vários minutos no céu em outras zonas da cidade. O motivo do sinistro é desconhecido para os agentes do Corpo de Bombeiros.
Mesmo diante de uma forte chuva, que durou cerca de 15 minutos, a fumaça continuava. De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), as chamas foram controladas pelos agentes da instituição.
A professora Ana Medeiros, que mora no bairro São Francisco, na Zona Sul, conseguiu ver a fumaça da sua janela. “Fiquei assustada. Meu marido trabalha no Distrito, e pensei que algo muito grave poderia estar ocorrendo com ele”.
Não há informações sobre prisões diante do crime ambiental.
A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora. Um exemplo clássico desse tipo de crime é a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupem as redondezas.