O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou, nesta quarta-feira (17), que realizará um processo seletivo simplificado para contratar 8.141 profissionais temporários para trabalhar na etapa final do Censo Demográfico 2022.
A autorização para o concurso foi publicada no Diário Oficial da União e prevê um contrato de um ano, podendo ser prorrogado mediante justificativa.
As vagas são para agentes censitários e recenseadores, que serão responsáveis pela coleta e supervisão dos dados nas áreas urbanas e rurais do país. Os profissionais contratados irão atuar não apenas no Censo 2022, mas também em outras pesquisas do IBGE, conforme o edital.
O edital do concurso será divulgado em breve, com informações sobre os requisitos, salários, inscrições e provas.
O interessado em trabalhar no IBGE deve aguardar a publicação do edital. Nele, estarão as regras da seleção, como valor do pagamento da taxa de inscrição, escolaridade exigida para cada cargo, data e horário das provas, local de realização dos testes e município ou estado no qual o cidadão poderá trabalhar.
Para concorrer aos cargos, é preciso que o cidadão tenha boa capacidade auditiva e de comunicação, não tenha dificuldades para enxergar, pois será necessário ler e preencher o formulário eletrônico do censo em nome do recenseado, possa se locomover na região onde irá trabalhar, incluindo a zona rural, além de agilidade para cumprir as tarefas determinadas nos prazos exigidos pelos cronogramas.
As exigências para os dois postos é o ensino médio. O salário oferecido é de R$ 1.387,50 e R$ 3.100, respectivamente.