Heider Figueiredo de Araújo, de 58 anos, está sendo procurado pela prática de diversos golpes de estelionato praticados em filas de caixas eletrônicos, em Manaus. Antônio Aguinaldo Vieira Araújo, de 50 anos, e Gilvan Alves Lima, de 36, foram presos preventivamente ao longo de sábado (06/05) e domingo (07/05), pelo mesmo crime, em atuação conjunta com Heider. A dupla foi presa no bairro Vila da Prata, zona oeste.
Segundo o delegado Edgar Moura, titular do 23° DIP istrito Integrado de Polícia (DIP), Antônio e Aguinaldo são naturais do estado do Ceará, e Heider é amazonense. As investigações iniciaram no início deste ano, e apontaram o modus operandi dos infratores. O trio praticava golpes em filas de caixas geralmente localizados em supermercados na cidade. Até o momento, cinco vítimas foram identificadas, entre elas três idosas. Uma delas teve prejuízo de R$ 17 mil.
A autoridade policial informou o modo de atuação dos criminosos: eles observavam as vítimas realizarem serviços, e no momento em que a vítima saía, um dos infratores a abordava, já em posse de um documento, possivelmente falsificado, escrito ‘faça seu recadastramento’. Após isso, orientava que a vítima realizasse o procedimento naquele terminal eletrônico, alegando que, caso não fizesse, corria o risco de ter a conta bancária bloqueada.
“Nesse momento, a vítima volta e o segundo estelionatário já está com o crachá do banco oferecendo ajuda com o serviço. A partir disso, ele memoriza a senha e, após ela fazer o suposto recadastramento, ele retira o cartão e, sorrateiramente, fica com o cartão da vítima e devolve outro falso”, explica Moura. A partir disso, o terceiro envolvido já ficava esperando a dupla em um carro Volkswagen, modelo Gol, de cor vermelha. Depois da fuga, eles realizavam saques nos cartões das vítimas e faziam diversas compras.
A equipe de investigação obteve acesso às câmeras de segurança do circuito interno e externo dos estabelecimentos e foi possível identificar os estelionatários. Com base nisso, foi solicitada à Justiça pela prisão preventiva deles, e as ordens judiciais foram decretadas pelo Poder Judiciário.
“Nos deslocamos em busca deles e conseguimos localizar e prender Antônio e Gilvan no bairro Vila da Prata, bem como apreender o veículo que eles utilizavam para dar apoio à prática criminosa”, informou. No momento da prisão Antônio ofereceu R$ 2.355 para não ser preso, razão pela qual foi preso em flagrante por corrupção ativa.
Procurado
Quem possuir informação sobre o paradeiro de Heider Figueiredo de Araújo, pode entrar em contato pelo número (92) 98514-5048, disque-denúncia do 23° DIP, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em sigilo. Além disso, qualquer pessoa que tenha sido vítima de crime parecido deve procurar o 23º DIP para proceder ao reconhecimento dos suspeitos.
Ambos responderão por estelionato majorado e associação criminosa, e foram encaminhados à audiência de custódia e ficarão à disposição do Poder Judiciário.