Com acordo para redução de 25% da taxa de esgoto, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus chegou ao fim na tarde desta quinta-feira (25/05) na capital amazonense, após 65 dias de trabalho.
O acordo está previsto em um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) assinado entre a CMM (Câmara Municipal de Manaus), Prefeitura de Manaus, Ageman e Águas de Manaus, com duração de quatro anos.
Entre as obrigações firmadas no TAG, estão a redução de 25% na conta de água, referente ao desconto na taxa de esgoto, aos usuários que já possuem acesso ao serviço, o que contempla cerca de 85 mil contribuintes. A medida valerá pelos próximos dois anos em toda a capital do Amazonas. Usuários que não têm sistema de esgoto terão a cobrança zerada.
De acordo com o relator da CPI, vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), a redução de 25% da taxa de esgoto ainda não chega a conta do consumidor neste mês de maio. A Águas de Manaus e a Ageman têm o prazo de 60 dias para efetivar a medida, que virá expressa na conta de água.
“A gente decidiu seguir um caminho de um resultado real, concreto, então a gente optou pelo Termo de Ajustamento de Gestão para conseguir essa redução de 25% na taxa de esgoto. O cidadão manauara vê todos os dias aumento do custo de vida, aumento de impostos, inflação e tudo fica mais caro, então a gente, enquanto CPI, poder trazer algum alívio financeiro para as famílias de Manaus. De imediato, 87 mil famílias terão redução de R$ 40 a R$ 50 na conta de água”, explicou.