Paulo Roberto do Nascimento, conhecido como “Beto”, foi condenado a 21 anos de prisão última terça-feira (16/05), pela morte de Leandro Oliveira Anajosa, no bairro Terra Nova II, zona Norte de Manaus. O autor reside atualmente em Águas Lindas, município de Goiás e participou do júri por videoconferência.
O crime ocorreu em 15 de fevereiro de 2015. A ação foi julgada pela 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, e presidida pelo juiz de direito Carlos Henrique Jardim da Silva.
De acordo com o Inquérito Policial, por volta das 19h30 do dia 15 de fevereiro de 2015, Beto, Paulo César do Nascimento, vulgo “Paulo Cabeça”, e um terceiro homem conhecido por “Coari”; na rua Beco das Pedras, bairro Terra Nova III, surpreenderam e atacaram a vítima com facadas e pauladas, matando-o no local.
O motivo do crime teria sido uma discussão ocorrida entre os acusados e a vítima, dias antes. Paulo Cesar e Coari não foram localizados pela Polícia Civil e, por isso, não chegaram a ser denunciados pelo Ministério Público do Estado do Amazonas.
Após a condenação pelos jurados, o magistrado que presidiu a sessão de julgamento popular considerou, ao aplicar a pena de 21 anos de prisão, que a vítima deixou viúva e filho menor de idade, e que necessitou de tratamento psicológico, pois presenciou o delito. O juiz destacou, ainda, na sentença que o crime foi praticado em concurso de pessoas, o que impossibilitou a defesa da vítima, além denotar ter sido premeditado. “A personalidade do agente exprime grave insensibilidade e menoscabo para com a vida humana, tendo matado a vítima sob pauladas e facadas; além disso, o comportamento da vítima, em nada contribuiu para o delito”, diz trecho da sentença.
O crime