Imagine o seguinte cenário: Você, enquanto motorista, sempre costuma respeitar as leis de trânsito, sinalizar corretamente e dá prioridade aos pedestres. Sabia que boas ações no trânsito podem reduzir o valor de impostos, como o IPVA?
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório para quem tem veículos e deve ser pago todos os anos.
Nesse sentido, existe a ”Lei do Bom Condutor”. Desde 2015, quando foi regulamentada no Amazonas, os proprietários de veículos automotores que não cometeram infrações no trânsito têm direito a descontos no valor do tributo.
Vale ressaltar que o benefício se aplica às pessoas físicas.
Mudanças positivas no trânsito no Amazonas
A lei basicamente estimula mudanças de comportamento no trânsito. Para motoristas que não tiveram multas no ano passado, o desconto é de 10%. Para quem não cometeu infração em 2021 e 2022, a redução é de 15%. E se o condutor não obteve multa nos três anos anteriores, tem direito a 20% de desconto.
Como solicitar desconto pela Lei do Bom Condutor no Amazonas?
O benefício pode ser solicitado anualmente pelo dono do veículo, até 30 dias antes do vencimento do IPVA. O requerimento está disponível no site da Sefaz-AM (http://www.sefaz.am.gov.br/).
Os contribuintes também podem fazer o requerimento ou obter esclarecimentos na Central de Atendimento, que funciona no prédio Ozias Monteiro, anexo da sede da Sefaz/AM e também nos 18 postos e agências de arrecadação no interior do estado.
Dados
A procura pelo benefício cresceu 115% no Amazonas comparando os anos de 2020 e 2022. Em 2020, a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) recebeu 3.029 solicitações.
Já em 2022, o número mais que dobrou, chegando a 6.510 pedidos, o que representa um total de descontos de R$ 1,9 milhões. Isso possibilita que motoristas sejam cada vez mais prudentes no trânsito por causa do benefício financeiro.
Descubra como conseguir desconto no IPVA pela “Lei do Bom Condutor” no Amazonas

Estudante de Jornalismo, Vitória Amanda integrou a equipe do Segundo a Segundo como estagiária. Atuou na apuração de pautas e redação de conteúdos, além de auxiliar nas Redes Sociais.