A campanha “Cuidados com Medicamentos e os Riscos da Automedicação” é uma iniciativa do Governo do Amazonas que visa conscientizar a população sobre os perigos de usar remédios sem orientação médica ou farmacêutica.
Entre os riscos mais comuns da automedicação estão a intoxicação, alergia, resistência bacteriana e interação medicamentosa.
“É importante do ponto de vista da sensibilização, de alcançar o maior público e, nesse caso, para chamar atenção para o uso racional dos medicamentos. Aqui é um alerta para a questão da preocupação com a automedicação”, disse a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP)
TATYANA AMORIM.
“O principal risco é a intoxicação, principalmente os idosos e crianças, que já fazem uso de outros medicamentos. O uso irregular também pode mascarar uma doença e até mesmo gerar um acidente de trabalho. Por exemplo, pessoas que tomam antidepressivos, ansiolíticos e medicamentos antialérgicos, que causam sonolência”
ALERTOU O CHEFE DO DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA JACKSON ALAGOAS.
A campanha tem como objetivo alertar as pessoas para que não se automediquem e procurem sempre um profissional de saúde qualificado antes de tomar qualquer medicamento.
Também faz parte da ação na Ponta Negra palestra sobre políticas sobre drogas (dependência de medicamentos), uso irracional de analgésicos e uso indiscriminado de fitoterápicos; jogos interativos sobre uso racional de medicamentos; exposição de atividades exitosas e extracurriculares relacionadas à saúde; vacinação para quem tem 12 anos ou mais; iniciativas “Farmácia Viva” e “UR de Fitoterápicos”; apresentação de danças e teatro; aferição de pressão arterial; exposição de maquetes de criadouros de mosquitos; e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C.