O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) emitiu parecer prévio pela desaprovação das contas de 2020 do ex-prefeito de Tonantins, LÔzaro de Souza Martins. Ele foi eleito para o cargo em 2016 e permaneceu à frente da gestão municipal até 2020.
A decisĆ£o foi proferida nesta terƧa-feira (25), durante a 13ĀŖ SessĆ£o OrdinĆ”ria do Tribunal Pleno, transmitida ao vivo pelas redes sociais do TCE-AM, e disponĆvel para assistir via YouTube (TCE Amazonas) e Facebook (@tceamazonas).
O relator do processo, conselheiro Ari Moutinho Júnior, apontou que o gestor não encaminhou dentro do prazo os balancetes mensais dos meses de janeiro a dezembro de 2020, sendo a prestação de contas um procedimento obrigatório para a fiscalização contÔbil, financeira e orçamentÔria do órgão. Além disso, o relatório também aponta a falta de documentos exigidos pela legislação em relação à documentação da prestação de contas anual.
Com isso, a Corte de Contas amazonense recomendou à Câmara Municipal de Tonantins a desaprovação das contas do ex-prefeito por conta das irregularidades e impropriedades identificadas quanto aos atos de governo e aos atos de gestão.
A sessĆ£o foi conduzida pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Ćrico Desterro. Participaram os conselheiros Ari Moutinho JĆŗnior, Yara Lins dos Santos, JosuĆ© ClĆ”udio, Fabian Barbosa, alĆ©m dos auditores MĆ”rio Filho e Luiz Henrique Mendes. A procuradora-geral Fernanda Cantanhede representou o MinistĆ©rio PĆŗblico de Contas (MPC).
Próxima sessão no dia 02/05
O presidente do TCE-AM convocou a 14ª Sessão OrdinÔria para a próxima terça-feira (2/5), às 10h. A sessão contarÔ com transmissão, ao vivo, pelas redes sociais do Tribunal.