Em Manaus, estudantes desenvolveram um jogo digital que aborda temas relacionados à poluição, descarte correto do lixo e reciclagem, com o objetivo de promover a conscientização ambiental no âmbito escolar.
A ação contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Ciência na Escola (PCE).
Receba as notĆcias do Segundo a Segundo diretamente no seu telefone
Batizado de āStart Ambientalā, o jogo pedagógico foi elaborado com o uso da plataforma GDvelop, por trĆŖs alunas do 5Āŗ ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Machado de Assis, bairro Educandos, zona sul da cidade.

Coordenado pelo professor AndrƩ Belo da Silva, o projeto buscou soluƧƵes viƔveis para os problemas ambientais presentes no entorno da escola, a partir do uso ilustrativo do jogo. O tema principal abordado no jogo Ʃ o lixo urbano.
āĆ um jogo de plataforma. Em cada cenĆ”rio, as heroĆnas (personagens do jogo) terĆ£o que coletar o lixo reciclado e atacar os āzumbisā poluidores. Se as heroĆnas tocarem nos zumbis elas voltam para fase inicial. O CenĆ”rio 1 do jogo Ć© a orla do Amarelinho, o cenĆ”rio 2 Ć© a praƧa do bairro Educandos. JĆ” o cenĆ”rio 3 Ć© a Ć”rea de refeição da escola e, por fim, o Ćŗltimo Ć© a frente da nossa escolaā, explicou o professor.
Dividido em etapas teóricas e prÔticas, o projeto despertou na comunidade escolar o interesse em identificar e combater problemas ambientais e, com isso, possibilitou, de forma lúdica e interativa, a formação cidadã dos estudantes.
Ideia e adesão

Segundo o professor, a ideia para produzir o projeto, realizado no ano letivo de 2022, surgiu para preencher a lacuna da falta de jogos digitais pedagógicos com temas que envolvam a educação e a conscientização ambiental.
A abordagem de problemas ambientais por meio da elaboração de um jogo digital também permitiu o desenvolvimento de novas habilidades relacionadas a ferramentas tecnológicas.
As atividades desempenhadas no projeto, intitulado āStart Ambiental: a criação de jogos digitais para a conscientização dos problemas ambientais e suas possĆveis soluƧƵesā, contaram com a participação de trĆŖs bolsistas de iniciação cientĆfica e tecnológica jĆŗnior, que produziram fotos, vĆdeos e anotaƧƵes das tarefas executadas.
LEIA MAIS: