Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Pistas com energia sustentável serão implementadas em aeroportos do Amazonas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Pistas com energia sustentável serão implementadas em aeroportos do Amazonas
Cidades

Pistas com energia sustentável serão implementadas em aeroportos do Amazonas

Redação
Atualizado em 2023/04/19 at 1:35 PM
Redação 3 anos atrás
Compartilhe
Compartilhe

Nesta terça-feira (18/04), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assinou, com a Vinci Airports, o primeiro termo específico de admissão em sandbox regulatório, viabilizando implementação de sistema de iluminação de pistas de táxi, pouso e decolagem, com fontes individuais de energia fotovoltaica.

Com uso inédito na aviação civil, a tecnologia será implementada e testada nos aeroportos de Tabatinga e Tefé, ambos no Amazonas. A novidade consiste na utilização de fontes primárias de energia para balizamento noturno.

Ao invés do sistema de iluminação da pista estar ligado a uma corrente elétrica, cada ponto terá uma fonte de alimentação própria, diminuindo a chance do apagamento de vários pontos simultâneos, em caso de descontinuidade de fornecimento de energia. Dessa forma, as operações noturnas se tornam mais seguras, pois o balizamento permanecerá visível ao piloto.

O sandbox regulatório, autorização específica e condicionada, concedida por órgãos reguladores, foi instituído para possibilitar adoção de soluções inovadoras por empresas, novas tecnologias que ainda não encontram respaldo na regulação vigente. O projeto é o primeiro assinado pela ANAC após a publicação da Portaria 10.219, de 9 de janeiro de 2023, que instituiu essa nova ferramenta no âmbito da infraestrutura aeroportuária.

LEIA MAIS:

PF prende dois com malas com quase 40 quilos de drogas no Aeroporto de Manaus

Leia também

Ibama realiza operação contra garimpo e destrói dragas no Rio Madeira

Confira onde vai faltar energia nesta quarta-feira em Manaus

Incêndio destrói flutuante próximo à Marina do Davi, na Ponta Negra

Divulgada a lista dos aprovados no PSS do Hospital do Sangue; confira

Governo inicia o pré-cadastro de famílias interessadas em casas sustentáveis em Manaus

Termos aviação, energia sustentável, Tabatinga
Redação 19/04/2023 19/04/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Reinauguração do T2 evidencia problema crônico do transporte: a demora dos ônibus
Próximo Artigo Fóssil brasileiro é evidência mais antiga de traço evolutivo que favoreceu o gigantismo de dinossauros
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.