Nesta quarta-feira (26/04), no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, em Manaus, foram apreendidas 60 cápsulas de Fentanil, um opioide sintético 50 vezes mais potente do que a heroína e cerca de cem vezes mais potente do que a morfina, pela Receita Federal, mediante Equipe K9 de agentes caninos.
Segundo a RF, após realização de análise de risco, uma encomenda foi separada para procedimentos de fiscalização. Ao passar pelo olfato de Odin e Deco, agentes caninos da Receita, o volume suspeito teve confirmação de que era necessária verificação física. Com a abertura do volume, os agentes encontraram 60 cápsulas de substância.
A droga encontrada é tão forte nos seus efeitos que os condutores das Equipes K9 não estão permitindo que os agentes caninos entrem em contato muito próximo dos volumes suspeitos, para evitar danos à saúde dos animais. A encomenda contendo o Fentanil estava saindo de Manaus para Campo Grande (MS).
Em outra encomenda submetida à verificação física, com a abertura do volume, foram encontradas cédulas de Reais falsificadas, que totalizavam o valor de R$ 1 mil e estavam chegando em Manaus provenientes de São Paulo.
Fentanil é, atualmente, a droga que mais mata nos Estados Unidos, originalmente utilizado como analgésico e anestésico. A overdose por fentanil seria duas vezes mais provável do que por heroína, segundo relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
LEIA MAIS: