O Brasil deu início ao lançamento completo da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), um novo documento que padroniza a emissão e o modelo de identificação em todos os estados do país.
O objetivo é unificar os dados de identificação e promover maior segurança contra fraudes.
Mesmo com a divulgação, há ainda muitas dúvidas sobre a CIN, sua emissão, validade e novos recursos.
Uma das principais mudanças é que o número do CPF agora será usado como número de registro nacional, o que significa que o cidadão terá o mesmo número de identificação, independentemente do estado onde a carteira for emitida.
Receba as notícias do Segundo a Segundo diretamente no seu telefone
Novidades da Carteira de Identidade Nacional
De acordo com a Polícia Científica de Alagoas, responsável pela emissão do novo documento no estado, a grande novidade trazida pela CIN está em seu QR Code, um código impresso no verso do documento que pode ser lido por qualquer smartphone, permitindo checar se o documento é autêntico e se existe registro de furto ou extravio.
Além disso, no QR Code constará outras informações, como números da CNH, título de eleitor, carteira de reservista e passaporte.
Conheça a nova identidade
Pessoas com necessidades especiais também poderão identificar sua condição na Carteira de Identidade Nacional.
Pessoas com autismo, cegueira, surdez e outras condições poderão solicitar a inserção do símbolo informativo no documento. Para isso, basta apresentar laudo médico no ato de solicitação da carteira.
Como tirar a nova Carteira de Identidade Nacional
A solicitação do documento de identificação continua sendo presencial. A nova Carteira de Identidade Nacional pode ser solicitada nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal, tendo como requisito a apresentação da certidão de nascimento ou casamento, RG ou CNH e CPF regular.
A primeira via e as renovações são gratuitas, porém as segundas vias têm valores diferentes em cada estado.
Além disso, a nova CIN pode ser emitida em formato digital por meio do aplicativo GOV.BR, sem custos para o cidadão, mas somente após a emissão do documento físico.
O processo é semelhante ao já existente para a CNH, em que o cidadão pode ter acesso tanto à carteira física quanto à digital.
Não é necessário substituir os documentos de identidade nos modelos antigos de imediato. Eles continuarão válidos até 28 de fevereiro de 2032.
Quais estados já emitem a CIN?
Até o momento, apenas 4 estados estão emitindo a nova Carteira de Identidade Nacional para todos os cidadãos: Acre, Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina.
Demais estados estão em processo de implementação, podendo emitir o documento em situações específicas ou somente em alguns municípios.
Da Agência Tatu
LEIA MAIS: