A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) está ativa desde segunda-feira (27) em Manaus. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está convocando a população que integra os grupos prioritários da para receber o imunizante nas 171 salas de vacina do município. A campanha vai até 31 de maio.
A enfermeira Aldeniza Araújo, assessora técnica da Subsecretaria Municipal de Gestão da Saúde (SUBGS), orienta o público a buscar a sala de vacina mais próxima, portando documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina. A lista com endereços e horários pode ser acessada no link bit.ly/salasdevacinamanaus.
“Nossa meta é vacinar 90% da população prioritária, e nessa primeira semana de imunização, conseguimos alcançar 6% desse público. A vacina é a principal estratégia para proteger nossas crianças, adultos e idosos da gripe, e evitar o agravamento da doença. Temos estoque suficiente de vacinas disponíveis, e precisamos que as pessoas procurem nossas unidades e recebam suas doses”, afirma Aldeniza.
A Semsa disponibiliza horários alternativos para a população obter o serviço. Em dez unidades, o funcionamento ocorre em horário ampliado, de 8h às 20h, e aos sábados, de 8h às 12h. Dentre elas, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Rayol dos Santos, na zona Centro-Sul.
A Clínica da Família Carmem Nicolau (Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul) dispõe de uma sala de vacina que funciona todos os dias, inclusive aos domingos e feriados.
“Nós estamos de portas abertas esperando esses públicos, para que possamos protegê-los e alcançar as metas preconizadas. Nossa sala de vacinação tem todos os imunizantes do calendário básico, então se houver outra vacina pendente, o usuário pode aproveitar a passagem e atualizar o cartão”, explica a diretora da USF José Rayol dos Santos, Ângela Santos.
LEIA MAIS: