Amazonas FC e Manauara EC duelando pela taça pela primeira vez em 107 edições do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional. O jogo de ida acontece sábado (15), às 15h30, no estádio Carlos Zamith. A volta será no sábado seguinte (22), no mesmo horário e local.
Saiba como foram as campanhas das duas equipes até chegarem às finais do Barezão:
Amazonas FC
Fundado em 23 de maio de 2019, a Onça Pintada da Zona Leste fez sua estreia oficial na Série B Campeonato Amazonense no mesmo ano. Em menos de seis meses de fundação, garantiu vaga na elite do futebol amazonense e conquistou o título de campeão da competição em cima do São Raimundo.
Em 2021, caiu nas quartas de final do Barezão Série A, mas herdou a vaga do Manaus FC na Série D do Campeonato Brasileiro. A quarta divisão do país, em 2022, foi sua primeira competição nacional, na qual fez uma campanha história e conquistou o acesso à Série C 2023.
No Estadual desse ano, o Aurinegro terminou a primeira fase na liderança e com a melhor defesa do campeonato, tendo sofrido apenas três gols. Em oito jogos, foram seis vitórias, um empate e uma derrota. Nas quartas de final, teve como adversário o Operário EC. Venceu o Sapão por 4 a 1 no agregado e avançou, pela primeira vez na sua história, para as semifinais.
Essa fase do campeonato foi um pouco mais difícil para o Amazonas, mas o clube superou o tradicional Nacional FC com os placares de 1 a 0 na ida e 0 a 0 na volta, sendo o primeiro finalista de 2023 e garantindo calendário cheio para 2024.
Manauara EC
O Robô também é um dos caçulas do futebol amazonense. Foi fundado em 30 de novembro de 2020. No ano seguinte, disputou a Série B do Estadual, em que sagrou-se campeão, após vencer o Operário EC, nos pênaltis. Na sua primeira participação na elite do Barezão, chegou às quartas de final.
Nesta edição, já estreou vencendo o Amazonas, seu adversário na final, por 2 a 0. Terminou a fase classificatória na segunda colocação, sendo o melhor ataque da competição, com 21 gols marcados. Em oito jogos, foram cinco vitórias, dois empates e uma derrota.
Nas quartas de final, enfrentou o Rio Negro, vencendo-o por dois placares simples, somando 2 a 0. Na primeira vez que disputou uma semifinal, derrotou o atual vice-campeão amazonense, Princesa do Solimões, por 6 a 1 no agregado.
Finalista do Barezão, o Manauara vai debutar em competições nacionais em 2024, com vaga garantida na Série D do Campeonato Brasileiro, Copa Verde e Copa do Brasil do ano que vem.
LEIA MAIS:
Barezão: Manauara e Amazonas se enfrentam nos próximos dois sábados