Faltando menos de 100 dias para o Festival Folclórico de Parintins 2023, moradores do município localizado a 369 quilômetros de Manaus relatam falhas na internet, além de cobranças indevidas de operadoras de telefonia móvel.
José Wilson Ribeiro, motorista de aplicativo, é um dos moradores insatisfeito com o serviço de internet na região, especificamente com duas operadoras.
Ele relata as dificuldades em trabalhar com o aplicativo de internet na região.
“Trabalho como motorista de um aplicativo, porém, tenho muitas dificuldades para trabalhar, por conta das instabilidades no sinal de internet e olha que pago dois planos”, relata.
Ribeiro conta que já perdeu muitos clientes por conta da falha na internet e relata que no Festival Folclórico os problemas pioram.
“Aqui teve vezes que a Claro ficou cinco dias fora de área. A outra operadora quando chove fica fora de área. A gente não consegue trabalhar direito. No festival de 2022 a gente não conseguiu trabalhar como esperava”.
O enfermeiro Bruno Oliveira, 30, frequenta Parintins com frequência e relata que durante o Festival é impossível de se comunicar.
“Eu uso a TIM e durante o último festival eu não conseguia nem ligar quando chegava próximo do horário dos espetáculos, é bem ruim”.
Indenização
Após ser surpreendida com cobranças abusivas, a técnico administrativa Emilly Farias, 27, conseguiu uma decisão favorável da Justiça do Amazonas por danos morais.
“Eu tinha um plano e não sabia que estava embutido nele alguns pacotes no qual eu não havia solicitado e nem usava. Então entrei com o processo e fiquei feliz por ter os meus direitos garantidos”, relatou Farias.
A parintinense conta que depois do fato mudou de operadora e relata novos problemas.
“Eu passei a usar a Claro, porém o sinal de internet é muito ruim. Estou tendo atualmente uma nova dor de cabeça, ficamos de vez quando completamente sem sinal, o último sábado, 18/3, foi um exemplo disso”.
Cobrança indevida
De acordo com a advogada Denise Coelho, a falta de internet em Parintins trata-se de uma inconstância frequente, que desencadeia diversas reclamações por parte dos consumidores.
“A prestadora de serviço de internet deve garantir o funcionamento adequado sob pena de responder pelos danos causados ao consumidor, a teor do disposto nos artigos 373, II do CPC/15 e 14, § 3º do CDC.”
A especialista explica que em caso de problemas o consumidor deve relatar, primeiro, ao SAC. É preciso anotar o número do protocolo.
Caso os problemas persistam, deve-se reclamar na Anatel e no Procon, ou ainda registrar o caso na plataforma Consumidor.gov.br ou ingressar com uma ação judicial.
Por meio de nota, a TIM disse que alguns clientes em Parintins podem estar enfrentando dificuldades devido às instabilidades na rede 3G na região.
“Técnicos da companhia já estão monitorando o comportamento da rede local para fazer os devidos ajustes e reparos”.
A Claro diz, em nota, que investe em suas redes fixa e móvel de última geração e no projeto de inovação tecnológica e ampliação da rede.
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