O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) registrou mais de 120 ocorrĂȘncias de Defesa Civil e TrĂąnsito por toda a cidade em decorrĂȘncia da chuva. No Nova Floresta, na zona leste, um desbarranco desmoronou sobre 11 casas, Ă noite, deixando oito pessoas mortas.Â
De acordo com a Prefeitura, uma operação conjunta foi feita, logo na manhã deste domingo, 12/3, atendendo os bairros mais afetados da capital amazonense.
A zona Norte foi a mais impactada nos bairros Monte das Oliveiras e Cidade Nova, com maior incidĂȘncia de pontos de alagamentos e deslizamento. A ação integrada da Defesa Civil com a Semasc garantiu atendimento para mais de 60 famĂlias afetadas pelas fortes chuvas do final de semana.
A previsĂŁo de chuva para este domingo, segundo o Centro de Atendimento e Monitoramento MeteorolĂłgico (Cemaden), Ă© superior a 100 milĂmetros e, por isso, desde o inĂcio da madrugada, o status da cidade foi alterado para estĂĄgio de âAtençãoâ, quando os serviços e forças de segurança se preparam para mĂșltiplas ocorrĂȘncias de alto impacto.
Em menor escala, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) tambĂ©m registrou 17 ocorrĂȘncias de trĂąnsito, com dois acidentes com danos materiais e um com vĂtima lesionada. Os semĂĄforos inoperantes foram quatro, gerando um impacto mĂ©dio no trĂĄfego.
Os agentes municipais seguem atuando nas centrais telefĂŽnicas, registrando as ocorrĂȘncias no Centro de Cooperação que funciona 24 horas.